Alimentação da seriema Sua alimentação é a base de insetos, lagartos, cobras e grãos de cereais, como milho. Mata as presas com o bico, uma vez que os dedos são pequenos e sem garras. Uma presa maior é desmembrada, pisando sobre ela e retirando pedaços com o bico poderoso.
O cardápio da Seriema inclui todos os tipos de inseto (que ela mesma caça) e pequenos vertebrados, como lagartos, cobras, vermes e roedores. Apesar de ser uma ave, a seriema não gosta de voar, prefere correr.
De maneira geral, os ninhos da seriema são feitos no chão. Porém, também podem ser encontrados em até 04 ou 5 metros de altura. Os ninhos são feitos com gravetos, além de serem forradas com barro, folhas secas e também esterco de gado.
A Seriema já foi muito caçada por sua carne, semelhante à carne de galo. Hoje, ainda que não seja “publicamente” caçada, sua caça ainda ocorre em locais mais distantes das cidades, onde seu consumo ainda é comum.
Diz a lenda que a siriema também costuma cantar quando o tempo está prevendo chuva. Para alguns, a sonorização se parece com risadas. Para nós, risadas ótimas de se ouvir.
Utiliza gravetos e galhos frágeis, forrando-o com estrume de gado, barro ou folhas secas. Põe 2 ovos branco-rosados, manchados de castanho. O casal alterna-se para chocar os ovos, período que dura entre 24 e 30 dias. O filhote nasce com uma penugem amarronzada, fina e longa na cabeça.
Afinal, é SERIEMA ou SIRIEMA? Conheça essa ave típica do Cerrado
Seriema, ave típica do Cerrado, tem canto alto e longo e hábitos diurnos | Fauna | G1. Ave mede 70 centímetros e pesa 1,5 quilo. Ocorre em quase todo Brasil, em pares ou junto de pequenos bandos.
se·ri·e·ma |ê| [ Ornitologia ] Ave pernalta (Cariama cristata) da família dos cariamídeos que prefere correr a voar, caracterizada por plumagem parda, cauda e pescoço longos, asas curtas e um feixe de penas acima do bico, encontrada nos sertões da América do Sul.
A fêmea pões 2 ovos rosados e incuba por 24 a 30 dias. Os pais revezam-se na incubação e ambos cuidam da prole. O canto da seriema pode ser ouvido a 1km de de distância.
25 anos
Embora viva no chão, empoleira-se no alto de árvores para dormir. No cerrado faz ninho no alto de árvores, a até 4 ou 5 m do solo. Utiliza gravetos e galhos frágeis, forrando-o com estrume de gado, barro ou folhas secas.
O canto, muito grave e alto, é um dueto entre os membros de um par e, às vezes, em coro com vizinhos. Conforme a região do país, o sotaque local produz cada um dos nomes comuns.
Geralmente canta quando começa a chover forte. Responde imediatamente a qualquer reprodução de seu canto, seja uma outra ave ou playback. O canto é bem alto ( apesar de grave ) e varia muito de acordo com a região, principalmente no ritmo, no timbre e no compasso.
A saracura-do-mato é uma ave gruiforme da família Rallidae. Também conhecida como siricoia, saracura e saracura-do-brejo.
A ciência, infelizmente, não possui informações concretas, até o momento, sobre o tempo de vida dessa ave, porém, as aves com as mesmas características da Saracura conseguem facilmente atingir o tempo de vida médio de, no mínimo, cerca de 20 anos.
Geralmente o filhote de saracura ficará uma boa parte do dia escondido entre a vegetação, evitando assim os predadores. O ninho é feito com folhas e gravetos, poderá ser feito no chão ou em pequenas árvores, têm o formato de tigela, a uma altura variável entre 1 e 7 centímetros, em emaranhados de cipós ou arbustos.
Saracura-do-mato vive em áreas pantanosas e nidifica em arbustos | Fauna | G1. Ave é encontrada em regiões alagadiças e ocorre no Sudeste do Brasil, na Argentina e no Paraguai. A saracura (Aramides saracura) conhecida também por saracura-do-brejo ou saracura-do-mato pertence à família Rallidae.