Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos.
Um processo endotérmico é um fenômeno que ocorre mediante a absorção de energia (calor) por um determinado corpo. Um processo exotérmico acontece quando um corpo libera parte de sua energia em forma de calor.
Resposta. Processos exotérmicos são os quais liberam calor! Sendo assim os processos inversos: Do estado gasoso para líquido (Liquefação), do estado líquido para o sólido (Solidificação), e do gasoso para o sólido (Ressublimação). ... Dessa forma a matéria absorveu calor, ou seja, foi um processo endotérmico.
Resposta: Um processo endotérmico é qualquer processo que requer ou absorve energia de seu ambiente, geralmente na forma de calor. Pode ser um processo químico, como a dissolução de nitrato de amônio na água, ou um processo físico, como o derretimento de cubos de gelo.
As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia.
Note que a taxa de evaporação é representada pela variação do volume evaporado no tempo (mm/dia), ou seja, de quanto se rebaixa o nível d'água (em mm) da superfície com área A.
A evaporação é medida através de tanques evaporímetros e atmômetros. São tanques que contém água exposta à evaporação. No Brasil, o mais comum é o tanque Classe A (Figura 30). Consiste num tanque circular de aço inoxidável ou galvanizado, chapa 22, com 121 cm de diâmetro interno e 25,5 cm de profundidade.
Evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração. ... Pode-se medir a evapotranspiração através de lisímetros ou estimá-la através de equações. O solo armazena a água que chega através das chuvas. Esta água tem duas maneiras de retornar à atmosfera.
Os lisímetros são depósitos ou tanques enterrados, abertos na parte superior, os quais são preenchidos com o solo e a vegetação característicos dos quais se deseja medir a evapotranspiração. O solo recebe a precipitação, e é drenado para o fundo do aparelho onde a água é coletada e medida.