Cocobacilos são um tipo de bactéria com uma forma intermédia entre os cocos (bactérias esféricas) e os bacilos (bactérias com forma de bastonete). Por essa razão, os cocobacilos têm forma de bastonetes muito curtos que podem ser confundidos com cocos.
Atlas Citológico - Flora bacteriana vaginal. FLORA BACTERIANA VAGINAL. De acrodo com sua forma as bactérias são divididas em dois grandes grupos. Os cocos recebem este nome por serem bactérias arredondadas e granulosas; já as bactérias morfologicamente semelhantes a bastonetes recebem a denominação de bacilos.
Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:
A característicaca de quem, tem candidiase : prurido (coceira), ardor, dispareunia (dor na relação sexual) e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos brancacentos, semelhante à nata do leite. Com frequência, a vulva e a vagina encontram-se edemaciadas (inchadas) e hiperemiadas (avermelhadas).
Os resultados como Lactobacillus sp, cocos e bacilos são considerados achados normais, fazem parte da flora vaginal e não caracterizam infecção. Considerando-se os microorganismos que causam infecção, a presença de Gardnerella vaginalis e da Candida sp., ambas são classificadas como vulvovaginites.
Candidíase intestinal Este tipo de candidíase é mais comum em pessoas com o sistema imune muito enfraquecido, como nos casos de câncer ou AIDS, e caracteriza-se pelo surgimento de sintomas como cansaço excessivo, diarreia, presença de pequenas placas brancas nas fezes e excesso de gases.