Os principais tipos de códigos maliciosos existentes são apresentados nas próximas seções.
Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.
O termo malware, abreviação de “software malicioso”, refere-se a qualquer programa de computador que foi projetado para executar ações prejudiciais ou não desejadas pelo usuário de um computador ou uma rede de computadores.
O hardware de um computador pode ser dividido basicamente em quatro categorias: processador, placa-mãe, memória e dispositivos de entrada e saída.
Hardware interno é aquele que faz parte da estrutura do seu dispositivo, como processador e memória RAM, enquanto o externo é tudo que se conecta para complementar o funcionamento, como monitor, teclado e periféricos.
UNIDADES FUNCIONAIS DE UM COMPUTADOR
Todos os componentes de um sistema computacional são agrupados em três subsistemas básicos, chamados unidades funcionais: processador ou unidade central de processamento, memória principal e dispositivos de entrada/saída (Fig. 2.
São exemplos de dispositivos de saída de um computador:
O periférico de entrada mais comum é o teclado, e o de saída é o monitor de vídeo do computador. No caso dos periféricos de entrada, além do teclado existem vários outros meios que permitem a entrada dos dados, alguns deles são: Fita magnética. Caneta óptica....
Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: , disquete, tela sensível ao toque,celular. As interfaces de entrada e saída são responsáveis pela conexão entre as várias partes de um sistema computacional baseado na arquitetura de Von-Neumann.