Significado de Dilapidar verbo transitivo direto Gastar em excesso; desperdiçar ou esbanjar: acabou por dilapidar o dinheiro do mês.
São palavras sinônimas. Podemos utilizar os verbos dilapidar ou delapidar sempre que quisermos referir o ato de gastar de modo desmedido, ou seja, desperdiçar, esbanjar, desbaratar, dissipar, malbaratar,… Podem significam também o ato provocar estragos, ou seja, destruir, arruinar e estragar.
Depauperada é o feminino de depauperado. O mesmo que: abatida, agastada, debilitada, dessorada, enfraquecida, extenuada.
Despedaçar com violência. 2. [Figurado] Afligir muito; atormentar.
Dizer o oposto; dizer o contrário de; negar: o réu refutou os indícios do crime. Que não se pode aprovar ou aceitar; rejeitar: refutou o pedido de casamento. ... Etimologia (origem da palavra refutar). O verbo refutar deriva do latim "refutare", com o sentido de lançar novamente, rebater ou repelir.
adjetivo Que foi alvo de refutação, negação, recusa; recusado, rejeitado. Contestado por meio de provas contrárias: seu argumento foi refutado com dados científicos.
adjetivo Que tem curta duração, que é breve, transitório: sucesso efêmero. Característica do que é temporário, momentâneo: felicidade efêmera. [Botânica] Tipo de flor que desabrocha e murcha no espaço de um dia. [Botânica] Planta que apresenta o ciclo de vida muito curto, podendo ocorrer diversas vezes num ano.
Efêmera é o mesmo que efêmero, um termo grego que significa “apenas por um dia”. Refere-se a algo passageiro, transitório, de curta duração. Todas as coisas que são efêmeras têm a característica de não durarem muito, de acabarem passado pouco tempo.
Efêmero é um termo de origem grega (em que "ephémeros" significa "apenas por um dia") usado para designar uma situação que dura muito pouco tempo. É antônimo de duradouro, permanente.
duradouro, durável, durador, prolongado, longo, contínuo, continuado, ininterrupto, infinito, infindável, infindo, interminável, perene, permanente, perpétuo, permanecente, perenal, perdurável, perdurante, persistente, incessante, constante, eterno, imortal, definitivo, inacabável, imperecível, imperecedouro, ...
O contrário de definitivo é: 1. cético, efémero, extinguível, passageiro, expungível, transitório, temporário, apagável, interino, aporético, provisional, temporâneo, provisório, contestável, eliminável. 2.
O contrário de perene é: 1. efémero, interrompido, passageiro, interrupto, provisório, transitório, temporário, transitivo, intermitente, incontínuo. 2.
adjetivo Que dura para sempre; que é eterno; perpétuo. Que se conserva durante muito tempo; duradouro. Que não pode ser interrompido; contínuo. [Botânica] Cujo tempo médio de vida pode chegar aos três anos ou mais, falando de plantas: planta perene.
Os setores perenes são aqueles setores mais estáveis. Ou seja, o que faz com que sejam perenes, é o fato de que mesmo em cenários de recessão, eles continuam a comercializar seus serviços e produtos, já que são essenciais para o funcionamento da sociedade.