A língua branca geralmente é sinal de bactérias e fungos na boca, que faz com que a sujeira e as células mortas fiquem presas entre as papilas inflamadas, gerando placas brancas.
Aparelho lingual ou Aparelho Invisível
O que fazer: é importante que os dentes sejam escovados pelo menos 2 vezes ao dia, além de ser fundamental fazer uso de fio dental para limpar o espaço entre os dentes. Além disso, é importante limpar a língua, o que pode ser feito com a escova de dentes ou um raspador de língua, além de ser indicado o uso de enxaguante bucal.
Enxágue o raspador: Após cada raspagem, enxágue o raspador em água corrente para remover os resíduos e bactérias acumulados. Se preferir, também é possível utilizar um enxaguante bucal para higienizar o raspador.
Recomendamos que consulte os nossos artigos sobre como curar a candidíase oral e o que devo comer se tenho candidíase para tratar e melhorar esta doença e, por conseguinte, combater a língua branca.
Raspagem da língua: Com o raspador posicionado na língua, faça movimentos suaves da parte de trás para a parte frontal da língua. Evite raspar com muita força, pois isso pode causar irritação na língua. Repita esse movimento algumas vezes, cobrindo toda a superfície da língua.
Lembre-se de que a raspagem da língua não deve ser dolorosa. Se você sentir algum desconforto ou irritação excessiva, ajuste a pressão ou consulte um dentista para obter orientações adequadas.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Como no caso anterior, será fundamental consultar um médico para realizar os exames apropriados e para lhe aconselhar sobre como tratar o problema no fígado ou o que deve fazer para o depurar. No entanto, também pode ser útil como solução temporal seguir as nossas recomendações e tomar sucos para limpar o fígado.
Além disso, é possível que a língua branca ocorra devido a condições hepáticas ou como um sinal de uma necessidade de depurar o fígado. Por isso, se sente a sua língua pastosa e adquiriu um tom esbranquiçado ou inclusive amarelado, acompanhada de outros sintomas como digestões pesadas, barriga inflamada, etc, existe a possibilidade do problema se encontrar no fígado.
A língua branca pode ter diversas causas, mas na maioria das vezes não é sinal de doença. Normalmente, a língua esbranquiçada é causada por bactérias, restos de alimentos e células mortas que se acumulam entre as papilas gustativas (saburra lingual).
Higienização incorreta: Uma das principais causas da língua branca é a higienização inadequada da boca. Quando não escovamos a língua corretamente ou não a limpamos regularmente, ocorre um acúmulo de resíduos, células mortas e bactérias, levando à formação da camada branca.
O que fazer: se após 2 semanas de higiene bucal adequada as placas não começarem a desaparecer é importante consultar um clínico geral ou dentista para avaliar o risco de serem sinais iniciais de câncer. Caso sejam placas benignas, o médico pode recomendar o uso de antivirais ou fazer uma pequena cirurgia para remover as placas.
O aparecimento de placas ou manchas brancas na língua ocorre também na candidíase oral, uma infecção bucal causada por um fungo. Além da língua, a doença também pode se manifestar nas mucosas da boca, no céu da boca e na garganta (orofaringe). As lesões podem causar dor e sangrar em alguns casos.
Beba água regularmente: A hidratação adequada é importante para estimular a produção de saliva e manter a boca úmida. Beba água ao longo do dia para ajudar a prevenir a boca seca, que pode favorecer o acúmulo de resíduos na língua.
Sensação de limpeza e frescor: Após raspar a língua, muitas pessoas relatam uma sensação de limpeza e frescor na boca. Isso ocorre porque a remoção dos resíduos da língua ajuda a eliminar o ambiente propício para o crescimento bacteriano, deixando uma sensação mais agradável e limpa na cavidade oral.
Use enxaguante bucal: Além da escovação, o uso de um enxaguante bucal antisséptico pode ser benéfico para reduzir a quantidade de bactérias na boca. Opte por um enxaguante sem álcool para evitar o ressecamento da boca.
A candidíase oral, também conhecida como sapinho, é a causa mais frequente do surgimento de manchas brancas na boca, especialmente em idosos acamados ou bebês, devido ao crescimento excessivo de fungos. No entanto, também pode surgir em adultos que não fazem uma higiene adequada da boca, que estiveram fazendo o tratamento com antibióticos ou que têm doenças autoimunes, como Lúpus ou HIV.
Remédios naturais para limpar a língua branca
A boca do bebê deve ser limpa com uma gaze ou pano molhado, em água filtrada. Os pais devem passar a gaze ou o pano nas gengivas, bochechas e língua, à frente e atrás, em movimentos circulares até ao nascimento dos primeiros dentes.
É preciso procurar na boca do bebê as placas brancas características do problema. Se houver camada esbranquiçada apenas na língua, provavelmente é resquício de leite. Na dúvida, cubra o dedo com uma gaze e toque, delicadamente, nas manchas para ver se saem. Normalmente, o sapinho não sai.
Os bebês nascem com um forte reflexo de sucção e instinto para se alimentar. Parte desse reflexo é o reflexo de empurrar a língua, no qual os bebês colocam a língua para fora para evitar engasgar e ajudar a agarrar o mamilo.
"Não é recomendado limpar a boca do bebê - nem a língua e nem a gengiva quando o bebê não tem dentes e faz uso exclusivo de leite materno. Estudos científicos mostram, inclusive, que o leite materno tem fatores de proteção e a amamentação traz muitos benefícios à criança", explica.
Por isso, é importante fazer a higiene oral, mesmo antes da erupção dos primeiros dentes, o que ocorre por volta dos 6 meses. Utilize uma gaze úmida, embebida em água limpa e enrolada em seu dedo, sem friccionar demais para não machucar e sem introduzir no fundo da boca, o que provoca a ânsia.
Sendo assim, a recomendação da Academia Brasileira de Odontopediatra e a Associação Americana de Odontopediatra é que a higienização comece a ser feita após o nascimento do primeiro dente de leite do bebê.
A higienização do bebê deve ser iniciada antes da presença de dentes na boca, por meio da limpeza e massagem gengival, a fim de criar, tanto no bebê quanto nos pais, o hábito diário de limpeza da cavidade bucal.
A higiene bucal da criança deve começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes que, de modo geral, surgem a partir dos 6 meses de vida. Antes disso, a escova de dentes para bebê não é necessária. Porém, a limpeza da boca da criança não deve ser deixada de lado.
2) Use uma escova própria para bebês, com cabeça pequena e cerdas macias e creme dental com flúor. 3) Coloque na escova uma pequena quantidade de creme dental, do tamanho de um grão de arroz cru. 4) Escove com movimentos leves e fique atento para passar por todos os lados de todos os dentes do bebê.
A solução de violeta genciana, a 1% sem álcool, em uso local, uma vez por dia, durante três dias e à noite, pode ser aplicada também sob uso oral, de quatro em quatro horas. O mel rosado, às vezes tão usado, só serve para agravar a situação, sendo condenado seu uso.
Limpeza com bicarbonato É recomendado que se faça a diluição de 1 colher de chá de bicarbonato em 1 xícara de água e, com auxílio de uma gaze, fazer a limpeza da boca da criança. Caso o bebê ainda mame, é importante que a mãe realize a higienização do seio com bicarbonato antes e após a amamentação.
Deve-se levar o bebê ao oftalmologista caso ele apresente remela amarelada e espessa, sendo necessário limpar os olhos do bebê ou da criança mais de 3 vezes por dia.
O tratamento da candidíase oral pode ser feito com bochechos e deglutição de nistatina 4 vezes por dia por pelo menos 1 semana. Se não houver melhora, indica-se o uso de fluconazol em comprimido.
O bicarbonato não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos. Os pacientes que têm lesão ou insuficiência renal com histórico de retenção de líquidos, devem tomar cuidado na hora de usar o remédio.
Tomar 1 colher de café de bicarbonato misturado em meio copo de água é boa forma de combater a acidez do estômago.