Significado de Conter verbo transitivo direto Reprimir o funcionamento de; impedir o desenvolvimento ou o avanço de: não pude conter os manifestantes. ... verbo transitivo direto e pronominal Exercer domínio acerca de (algo, alguém ou si mesmo); reprimir-se: conter desperdício; precisou se conter para não machucá-lo.
O problema é que o verbo ter merece uma atenção especial: tem (sem acento gráfico) é singular; têm (com acento circunflexo) é plural. ... Em locuções verbais em que o verbo principal é o haver no sentido de "existir", a concordância deve ser feita obrigatoriamente no singular.
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.
O verbo "existir" é sempre pessoal, ou seja, é conjugado de acordo com o seu sujeito. Quando se diz "Há muitas pessoas na sala", não se faz a concordância entre "há" (terceira pessoa do singular) e "pessoas" (plural).
Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti. Tinham indica a 3.
Já vimos, em uma coluna anterior, que o verbo HAVER, quando significa existir ou tempo que já passou, é impessoal,ou seja, não tem um sujeito. Quando este mesmo verbo vem acompanhado de auxiliar (“deve”, no caso), ele também será impessoal: Exemplo: Deve haver cinquenta pessoas naquela sala. (e não: “Devem haver...”)
Vende-se casa. Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).
As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda. A diferença está no sujeito. Em vendo, o sujeito está determinado: eu vendo.
VENDE-SE PEIXE FRESCO TODO DIA.
É por isso que a resposta correta à pergunta do título é "vendem-se casas". Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural. Aqui estão alguns exemplos em que não há preposição: Aluga-se apartamento.
Se o sujeito está explícito na oração, use “fazem”; se o sujeito é inexistente, use “faz”.
O verbo fica sempre na terceira pessoa do singular. Portanto, de acordo com a gramática tradicional, vende-se casas está errado porque: Não é VPS porque o verbo não concorda em número com o sujeito oficial, casas. Não é VASI, porque a VASI não admite verbos transitivos diretos como vender.
a) Aluga-se casas = Casas é alugada. b) Alugam-se casas = Casas são alugadas.
As duas são corretas. ALUGUÉIS é plural de ALUGUEL e ALUGUERES é plural de ALUGUER, forma mais antiga ainda usada em Portugal e em textos jurídicos.
20 minutos fazem o quê? O verbo fazer, quando indica tempo decorrido, é impessoal. Ele não possui sujieto e não se flexiona em número. [ Faz ] vinte minutos que estou te esperando.