É uma opção para formulações com ativos lipossolúveis que são melhores absorvidos em meio oleoso, porém o paciente não se adapta à grandes volumes de óleo em gotas de uso oral. Podemos citar a vitamina D3, Keranat e Óleo de semente de abóbora.
As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.
Procedimento de preparo dos comprimidos sublinguais inertes: 1) Distribuir a base de comprimidos (ORO-TAB®) sobre as cavidades do molde de modo a preenchê- las totalmente. Compactar o pó nas cavidades com o socador pelo menos três vezes.
A administração de medicações pela via sublingual consiste em colocar o medicamento na mucosa oral (sob a língua) do paciente para rápida absorção do medicamento, uma vez que a absorção pela mucosa é mais rápida do que pela via oral, pois a região sublingual é altamente vascularizada por capilares sanguíneos.
Para se obter em forma ótima as vantagens de rapidez de ação da via sublingual, recomenda-se: - Colocar o comprimido de Frontal® SL dentro da boca, debaixo da língua. - Deixar neste local (debaixo da língua) durante pelo menos 5 (cinco) minutos. - Evitar a ingestão antes de passar o tempo especificado.