Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média (século V ao XV). Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele.
A principal função de um castelo não era servir de residência para o senhor feudal, mas sim como uma construção fortificada para proteger o feudo. Para entender porque é que eles surgiram, é preciso pensar sobre a Idade Média (entre os séculos 5 e 15). O período histórico surgiu após a dissolução do Império Romano.
Resposta: na Idade Média, terra ou direito, renda concedidos por um senhor a um vassalo em troca de serviços.
Resposta: A partir do século IX, o feudo tornou-se um bem hereditário. Ao receber a doação, o vassalo tornava-se senhor das terras que recebia. Ele então podia doar parte dessas terras a outro homem e, assim, tornar-se também um suserano ou senhor.
Portanto, na Idade Média, feudos eram todos os bens e tributos trocados entre nobres – incluindo aí as propriedades, que eram mais conhecidas como senhorios. ... Por exemplo, um nobre ganhava o título de senhor quando dava um pedaço das suas terras a outro nobre, chamado de vassalo.
Manso Senhorial - eram terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo; Manso Servil - área de produção de subsistência dos camponeses (servos); ... Veja que a referida divisão possibilitava uma maior organização dos feudos tendo em vista a extensão dele e a dificuldade de administração.
Cada feudo era dividido em 3 partes: Uma dessas partes se chamava Manso senhorial, que era onde ficavam os castelos dos Senhores Feudais. Outra Parte era o Manso Servil, que era onde os servos moravam e plantavam. A terceira parte era a terra comum tanto aos servos quanto aos senhores feudais.