A técnica CHA significa conhecimento, habilidade e atitude, e se refere ao tripé das competências. E mais e mais empresas têm buscado adotar essa técnica como parte de seu processo organizacional, principalmente por focar no comportamento das pessoas e para avaliar seus colaboradores.
Aplicar o conceito CHA serve, em primeiro grau, para analisar a pessoa em seu conhecimento, pois o saber de cada um é único. Em seguida, testa-se as habilidades, o saber fazer, se arriscar e tentar coisas novas, pois de nada adianta a pessoa saber muito na teoria e não conseguir desenvolver nada na prática.
Habilidade é a capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, ou seja, é saber fazer. Sem conhecimento é difícil desenvolver habilidades para executar as tarefas. Atitude é o saber ser, ou seja, tomar iniciativas para querer mudar o ambiente organizacional.
A habilidade é o saber fazer, é tudo o que de fato utilizamos dos conhecimentos que detemos em nossos “arquivos” no dia-a-dia. A atitude é o que nos leva a decidir se iremos ou não exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, ela é o querer fazer.
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. ... Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química.
Desenvolvimento ou modificação de atitudes: no geral são mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre as pessoas, aumento da motivação para o trabalho, desenvolvimento da sensibilidade dos supervisores quanto aos sentimentos e reações das outras pessoas.
A expressão treino ou treinamento refere-se ao processo de aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas à competências úteis específicas.
Treinamento é uma prática de curta duração que tem o objetivo de preparar o colaborador para executar suas atividades com excelência dentro da empresa. Já o desenvolvimento é um conjunto de práticas educacionais de longo prazo para melhorar o desempenho pessoal dos colaboradores.
Os objetivos do treinamento e desenvolvimento são focados em integrar e qualificar a equipe de modo que as entregas tenham um alto padrão de qualidade, a produtividade seja maximizada e não haja retrabalho por falta de competência. Para isso, desenvolvem-se práticas para capacitar os colaboradores.
O treinamento e desenvolvimento das pessoas está diretamente relacionado ao crescimento da empresa de modo geral. Uma vez que, quando as pessoas são capacitadas, o nível de excelência das atividades desempenhadas tende a aumentar significativamente.
O Treinamento e Desenvolvimento de pessoas (T&D) é uma atividade de organização nas empresas desenvolvida a partir dos gestores de Recursos Humanos, com o objetivo de criar ou melhorar as competências dos colaboradores.
Em todo processo de treinamento e desenvolvimento, os profissionais de Recursos Humanos são peças-chave. Normalmente, a cultura de treinar e desenvolver profissionais emerge dos setores de RHs das corporações, já que são os responsáveis pela contratação de novos talentos e formação das equipes.
Lidera a equipe e assegura o planejamento das atividades de treinamento e desenvolvimento. Coordena pesquisas de clima organizacional. Elabora e assegura o cumprimento do planejamento orçamentário. Implementa treinamentos e programas de desenvolvimento.
Diante disso, pode-se perceber que as principais causas do aumento de demanda por consultoria empresarial são a busca de novos conhecimentos e de inovações para enfrentar a globalização da economia e a necessidade das organizações em obter vantagem competitiva perante a concorrência.
Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.
O treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas é de fundamental importância para ampliar a capacidade produtiva dos profissionais, mantendo-os atualizados e preparados para os desafios de suas funções, o que garante mais competitividade ao negócio.
Vamos dividir essa primeira etapa em três passos básicos:
Como capacitar os colaboradores da empresa?
Principais objetivos do treinamento e desenvolvimento
Capacitar o profissional quanto à importância da reposição e arrumação das mercadorias como fator impactante no resultado do negócio. Conscientizar para a prevenção de perdas de produtos na reposição ou por vencimento e um olhar diferenciado com mais atenção e possibilidade nos processos de reposição.
Os treinamentos são a melhor maneira de relembrar os colaboradores da missão, visão e valores do negócio em que ele atua. Quando um treinamento está alinhado a essa filosofia, fica mais fácil do time ter um entendimento sobre as metas. Isso contribui também para que o trabalho seja feito com mais foco e assertividade.
O importante é sempre garantir que todas as peças que compõem seu negócio se encaixem da maneira mais eficaz possível, resultando em um trabalho que atinja todo o potencial de sua equipe e, para isso, nada melhor que treinamentos e acompanhamento fornecidos por uma boa gestão de pessoal.