Pestalozzi aplicou em classe seu princípio da educação integral - isto é, não limitada à absorção de informações. Segundo ele, o processo educativo deveria englobar três dimensões humanas, identificadas com a cabeça, a mão e o coração.
Antiga Confederação Helvética
O trabalho de Pestalozzi exerceu grande influência no pensamento educacional. Ele democratizou a educação, proclamando ser o direito absoluto de toda criança ter plenamente desenvolvidos os poderes dados por Deus. ... Nenhum deles deu mais importância ao amor, em particular ao amor materno, do que o suíço Pestalozzi.
Arrasado com o fracasso de sua empreitada, lança, em 1801, o livro “Como Gertrudes ensina suas crianças”. Ali, o pensador expõe seu método pedagógico, partindo da ideia de que a aprendizagem ocorre do mais simples para o mais complexo. Surgia aí o Método Pestalozzi.
Para Rousseau, o princípio fundamental da boa educação é fomentar na criança o prazer de amar as ciências e seus métodos. ... Ele propunha uma educação que tomasse conhecimento do homem como essência e ao mesmo tempo ética, ou seja, um homem ideal para a sociedade que deveria integrar-se.
Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as idéias do suíço Jean Piaget (1896-1980). Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.
Preconizava a ideia de atividade e liberdade, inspirava-se no amor à criança e na natureza.
Friedrich Fröbel é considerado o pai da pré-escola, pois foi o fundador do primeiro jardim de infância. Ele comparava os alunos como sendo filhos de Deus, cabendo aos educadores tratar os alunos com dignidade e amor.
Qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira.
O termo lúdico segundo o DICIONÁRIO UNIVERSAL DA LÍNGUA PORTUGUESA (2000) vem do latim ludus e significa jogo. Neste jogo estão incluídos o brincar, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte.
Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. ... As iniciativas lúdicas nas escolas potenciam a criatividade, e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
O lúdico é uma estratégia insubstituível como material pedagógico para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades infantis, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais.
O termo “lúdico”, do latim ludus, embora comumente usado na forma substantivada, é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar. O brincar é o conjunto de ações lúdicas desenvolvidas pelo homem, manifestada por meio do jogo ou da brincadeira, com o uso ou não do brinquedo como suporte.
Alguns itens específicos que podem ser anotados ao longo do tempo são:
Através do lúdico, o professor tem a chance de tornar sua prática pedagógica inovadora, pois além de desenvolver atividades divertidas, o professor pode proporcionar situações de interação entre os alunos melhorando a forma de relacionamentos entre os mesmos.
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".
O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do lúdico que a criança aprende a agir sua curiosidade e estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
A ludicidade também pode ser trabalhada nos Anos Iniciais do Fundamental. Dama, xadrez, jogo da memória, jogos de trilha, jogos com baralho, dominó e pega varetas são alguns exemplos desse tipo de jogos. No entanto, não basta transformar tudo em jogo e encarar a atividade como dada e encerrada.
Em um primeiro momento, podemos conceituar atividades lúdicas como brincadeiras e tarefas recreativas que têm a finalidade de entreter e divertir as crianças de maneira educativa e didática. Nesse sentido, o primeiro processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do cérebro começa com jogos e brincadeiras.
10+ BRINCADEIRAS E ATIVIDADES RECREATIVAS
A recreação é a práticas de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria, o prazer de forma individual ou coletiva. ... Portanto, as práticas lúdicas e recreativas devem fazer parte do curricular escolar e integrar à proposta pedagógica da escola.
Os benefícios desenvolvidos pelas atividades recreativas são: maior interação do indivíduo no seu meio social, a melhoria do nível intelectual, desenvol- vimento de habilidades, entre outras. São esses os pontos importantes da recreação no desenvolvimento humano consciente do indivíduo.