Alomorfia é a variação de um morfema sem mudança no seu significado. Em "infeliz" e "imutável", por exemplo, tanto "in" quanto "i" indicam negação. ... Assim, retomando os exemplos "infeliz" e "imutável", há, na verdade, um morfema de negação que se realiza através dos morfes in- ou i-.
– Um morfema é uma «unidade mínima de significação, de natureza gramatical ou lexical» (DLPC); é de natureza abstracta e tem valor gramatical distintivo. – Um morfe constitui a realização do morfema. ... – Fala-se em alomorfe, quando um morfema é realizado por dois mais ou mais morfes diferentes; p.
Em palavras paroxítonas terminadas em -s ( simples , lápis , ourives , etc.), assim como Matoso, Valter Kehdi fala em alomorfe zero Ø. São nomes que permanecem invariáveis no singular e no plural e a identificação de número só acontece mediante à concordância .
Morfe: elemento que representa, graficamente, o morfema. Quando um morfema é representado por mais de um morfe, temos o fenômeno linguístico alomorfia.
Semantema, por sua vez, é o elemento que encerra o significado de uma palavra. Exemplo: agrad-, no caso de agradar, agradável, agradecido, agrado, agradavelmente. É definido também como o “radical” da palavra, a raiz, a parte imutável da palavra.
Estas palavras evoluem para as portuguesas escola e escolar. A palavra escolaridade deriva, assim, de escolar. É um dos casos de formação de substantivos a partir de adjectivos por meio do sufixo -idade (do latim -itate), que traduz a ideia de qualidade, propriedade, estado ou modo de ser.
Prefixos e Sufixos
Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).
Chuva, chuvisco, chuvarada É possível notar que todas as palavras destacadas possuem o mesmo radical (chuv-), não é mesmo?
- Bomba. - Escola. - Fogo.
Prefixos e sufixos das palavras: recompor, cheiroso, desafeição, livreiro, injustiça, surdez, civilizar, decompor, prefixo,jogador,ilegal,garotinha,subchefe,bocarra,tristonho,inconformar,boiada,semivogal,dentista,penultimo,laranjal,desconforto,bisavô,barcaça.
Embora o verbo seguir seja escrito com e no infinitivo e na maioria das suas formas verbais, as suas formas irregulares no presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo são escritas com i: eu sigo, que eles sigam, siga tu,...