PLANOS DE DELIMITAÇÃO DO CORPO HUMANO Os planos de delimitação são planos tangentes à superfície do corpo humano, que com suas intersecções determinam a formação de um paralelepípedo.
Os três planos anatómicos do corpo: sagital, transversal e frontal.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso.
Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos. O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal. Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio. O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.
A alternativa correta é letra A , planos sagital e tranversal. Ambos são planos de corte anatômicos, que possuem um cruzamento perpendicular entre si. O plano sagital é aquele plano imaginário que dividiria o corpo humano em direita e esquerda, passando bem ao meio de nosso corpo no sentido vertical.
Eixos do corpo humano
Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
A articulação esternoclavicular permite a movimentação entre a clavícula e o tronco, através do osso esterno. É uma articulação pequena, com pouca estabilidade óssea e que depende muito dos ligamentos para permanecer estável.
Não é uma articulação verdadeira, sendo formada pela escápula articulando-se com o tórax. A estabilidade desta articulação é dada pelos músculos da cintura escapular (trapézio, serrátil anterior, romboides, elevador da escápula e peitoral menor).
As articulações fibrosas e cartilaginosas tem um mínimo grau de mobilidade. Assim, a verdadeira mobilidade articular é dada pelas articulações sinoviais. Estes movimentos ocorrem, obrigatoriamente, em torno de um eixo, denominado eixo de movimento.
– Articulação Esferoide ou Enartrose: É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum. Exemplos: Articulações do quadril e ombro. Existe ainda um outro tipo de articulação chamada Articulação Plana, que permite apenas movimentos deslizantes.
Articulação esferóide: também chamada de cotiloide, caracteriza-se por uma estrutura óssea redonda ajustada a uma depressão semelhante a um copo no outro osso. Realiza movimentos de flexão-extensão, abdução-adução, rotação-circundução.