Para o diagnóstico da Menopausa, em mulheres que ainda têm útero e ovários, deve existir um período de um ano ou mais de falta de menstruação (amenorreia). Laboratorialmente, pode-se observar níveis baixos de estradiol e níveis altos de hormônio folículoestimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
A menopausa é causada pela redução na produção de hormônios, especificamente o estrogênio. Ele é crucial para todo o ciclo reprodutivo - o desenvolvimento e a liberação de um óvulo dos ovários a cada mês, e pelo processo de tornar mais espesso o revestimento do útero para recepção do óvulo fertilizado.
Quando o estrogênio não ativa o hipotálamo corretamente, o cérebro também não regula a temperatura do corpo. Aquelas ondas de calor que as mulheres têm são culpa do hipotálamo. Também há o tronco cerebral, encarregado do dormir e acordar. Quando o estrogênio não ativa o tronco cerebral, temos problemas para dormir.
Como melhorar a memória na menopausa?
Uma equipe de médicos da Grécia afirma ter conseguido fazer com que os ovários de mulheres que já tinham parado de menstruar voltassem a produzir óvulos, levando à reversão da menopausa.
6 suplementos alimentares para a menopausa
Dicas para viver bem na menopausa
Vitaminas e minerais necessários para pessoas com mais de 50 anos
Alterações gastrointestinais como dor de estômago, enjoos (náuseas) e diarreia; leve sangramento gengival ou nasal ou reações de hipersensibilidade, como manchas elevadas (erupção), vergões com coceira (urticária) e coceira na pele.
Plantas medicinais para reposição hormonal natural
A diminuição na produção hormonal na menopausa aumenta as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares e da osteoporose.
A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão. Para evitar esses problemas, é importantíssimo manter a saúde em dia, manter hábitos saudáveis e manter acompanhamento de saúde.
Apesar de a reposição hormonal ser recomendada para amenizar os sintomas da menopausa, já que repõe as substâncias que o corpo parou de produzir, é preciso cuidado na indicação do tratamento. Isso porque nem todas as mulheres têm ganhos para a saúde com essa terapia, pois, em alguns casos, há riscos no processo.
De acordo com a especialista, a reposição hormonal pode ser indicada preferencialmente na perimenopausa, ou seja, na fase que antecede a menopausa, quando ainda ocorrem as últimas mestruações, ou nos primeiros anos do climatério, em mulheres na faixa dos 50 a 59 anos.
Contemple os benefícios da reposição hormonal
Os principais efeitos colaterais observados em pacientes que realizam reposição hormonal são sangramento vaginal de graus variados, inchaço, cefaleia, alterações do humor e dor na mama.
Na maioria dos casos, a TRH dura de dois a três anos após a menopausa, período que tende a ser mais crítico.
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Geralmente o efeito começa no primeiro mês de uso da medicação até o segundo mês já deve ter algum efeito e melhora .