A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido após lesão cerebral, que afeta algumas ou todas as modalidades de linguagem: expressão e compreensão da fala, leitura e escrita(1). Aproximadamente, um terço das pessoas que sofrem acidente vascular cerebral apresenta afasia(2).
A afasia motora transcortical é tipicamente causada por um acidente vascular cerebral localizado perto da área de Broca, logo à sua frente. Afasia Sensorial Transcortical: Os sobreviventes de derrame com esse tipo raro de afasia não conseguem compreender o que os outros dizem, mas podem falar fluentemente.
Afasia de expressão (motora, não fluente ou de Broca): a capacidade de produzir palavras é prejudicada, mas a compreensão e capacidade de formar um conceito são relativamente preservadas. Esse tipo de afasia resulta de um distúrbio na parte dominante frontal esquerda ou área frontoparietal, incluindo a área de Broca.
Significado de Agramatismo substantivo masculino Afasia caracterizada por uma perturbação da sintaxe, que se manifesta através de uma forma de estilo telegráfico.
Área de Wernicke /ˈvɛərnᵻkə/, também chamada de "área de fala de Wernicke", é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada à fala (a outra é a Área de Broca). Está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada.
Lesão no diencéfalo, especificamente no núcleo dorsomedial do tálamo e nos corpos mamilares. Síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma grave síndrome neuropsiquiátrica associada à carência de vitamina B1 (tiamina), frequentemente causada por consumo excessivo de álcool e má alimentação.
As vitaminas do complexo B servem para regular a produção de energia no organismo, manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, elas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.