Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta ...
É um movimento de educadores europeus e norte-americanos, organizado em fins do século XIX, que propunha uma nova compreensão das necessidades da infância e questionava a passividade na qual a criança estava condenada pela escola tradicional.
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
Física Militarista é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra, portanto ela deveria ser suficientemente rígida. A Educação Física Pedagogicista é, pois, a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Ed.
A idéia de Educação Física militarista perpassa pela afirmativa de Soares et al (1992) em que “As aulas de Educação Física nas escolas eram ministradas por instrutores físicos do exército, que traziam para essas instituições os rígidos métodos militares da disciplina e da hierarquia.” (p. 53).
A fase competitivista tinha como finalidade principal buscar e escolher as turmas para realização de um treinamento durante o período de ditadura militar, nesse período a Educação Física encontrava-se a trabalhando a serviço da hierarquização e da elitização social.
Desta forma, a aula de Educação Física virou sessão de treinamento desportivo, a escola virou um clube, o professor um treinador e o aluno um atleta. ... A Educação Física competitivista está a serviço da elitização social e tem por objetivo a superação individual como valor desejado para a nova ordem social e econômica.
Resposta: Eram treinado atividades como flexão, corrida, polichinelo, abdominal entre outras. Alem do mais no final do ano tinha a olimpiadas da escola onde se competia todas as modalidades de jogos e resistencia fisica a flexao, corrida, polichinelo, abdominal e outras atividades de jogos de coordenação.
Enquanto no Brasil Imperial, a natação, a equitação e a esgrima eram as modalidades mais praticadas, o remo foi o principal esporte praticado no país até as primeiras décadas do século XX, quando foram introduzidas as modalidades de natação, basquete, tênis e futebol – populares até os dias de hoje.
A partir do golpe militar de 1964, a Educação Física Escolar passou a ser uma ferramenta de propaganda do governo, o qual enfatizou a formação de turmas de treinamento para variadas modalidades esportivas, a preparação física e as competições.
Educação Física no século XVIII A partir da segunda metade do século XVIII, surgiram os primeiros sistemas regulares de Educação Física elaborados com uma certa organização, obedecendo alguns princípios pedagógicos e atribuindo grande importância aos exercícios físicos.
As atividades humanas durante o período da pré-história dependia do movimento, do ato físico. O homem dependia de força, velocidade e resistência para sobreviver. A situação de nomadismo fazia com que realizassem grandes caminhadas nas quais eram obrigados a lutar, correr, saltar e nadar.
Resposta. A Educação Física já era presente nessa época antes mesmo de a chamarmos assim. Ela era FUNDAMENTAL para a sobrevivência do homem pré-histórico, pois ele tinha que caçar, pescar, coletar, fazer ferramentas... No paleolítico, ele era nômade, e tinha que ficar mudando de um lugar para outro.
A Educação Física na pré história se baseava na preocupação com o desenvolvimento da força bruta que tinha o objetivo de trabalhar sob o ponto de vista do guerreiro. Na antiguidade a preocupação estava no desenvolvimento físico e moral do homem visando o exercício de suas construções enquanto futuros guerreiros.
Conclui-se que os cretenses praticavam diversos jogos (corrida a pé, saltos, touradas; danças, exercícios ginásticos; Pugilismo, Boxe, lutas e gladiadores; jogos de xadrez e caça). A educação física era praticada, como se pôde deduzir, sob os aspectos militar, esportivo, médico e rítmico.