Abdome normal ou atípico: plano, sem alteração do volume abdominal (Imagem 4). Imagem 4: Abdome normal ou atípico. Fonte: Curso Básico de Semiotécnica Médica. Abdome globoso: aumento do diâmetro anteroposterior, por exemplo: gravidez, ascite, obesidade (Imagem 5).
Rigidez abdominal é a dureza do abdômen devido ao endurecimento dos músculos do estômago, que acontece quando alguém toca a região. Esta é uma resposta involuntária para prevenir a dor que essa pressão causaria devido a um problema interno.
Excesso de gases; Hérnia inguinal; Cisto no ovário. Esta regra serve para as principais causas de dor na barriga, mas existem problemas abdominais que causam dor em mais de um local, como a dor causada por gases, ou que se manifestam em locais distantes do órgão, como no caso da inflamação da vesícula, por exemplo.
Como explica a gastroenterologista Mônica Sperandio Romanelli: “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases”. Para evitar tais incômodos, é fundamental se adequar a uma dieta balanceada, com ingestão de alimentos ricos em fibras, além de bastante água.
Diminuem a flatulência:
Beber bastante água, praticar exercício físico de forma regular, consumir alimentos ricos em fibras e evitar os que têm maior tendência a causar flatulência, como feijão ou brócolis, são alguns dos conselhos para evitar a formação de flatulências. Alguns sucos e chás podem ajudar a diminuir a quantidade de gases.