Para quem não está acostumado ou nunca ouviu o termo “treinar até a falha concêntrica” (ou apenas “treinar até a falha”), significa fazer chegar ao ponto em que você não consiga mais fazer nenhuma repetição.
Basicamente, o SST pode ser entendido da seguinte forma: Faça um exercício até a falha. Use uma carga para que esta falha aconteça entre 10 e 12 repetições. Após atingir a falha, descanse por 10 segundos apenas e volte a executar o movimento até a falha. É natural que o número de repetições seja menor.
Em geral, são realizadas 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 12 repetições. No entanto, para saber qual número de séries é mais adequado para seu corpo, é necessário definir um objetivo e uma frequência semanal de exercícios.
Suplementos para hipertrofia mais indicados
O Whey Protein Concentrado é o melhor se você precisa de uma proteína com melhor custo benefício e não tem nenhuma restrição a carboidratos, gorduras e lactose. Já os Whey Protein Isolado e Hidrolisado possuem absorção mais rápida, sendo melhor para ser ingerido no pós-treino garantir os nutrientes para os músculos.
Como ganhar massa muscular com a hipertrofia?
Qual é o melhor suplemento para engordar?
"Assim como a banana, o abacate tem um alto valor energético e pode fazer parte da dieta de quem se exercita", afirma Roni. Vale lembrar que essa fruta fornece potássio (importante para os músculos), gorduras do bem (como ômega 6 e 9) e antioxidantes.
O abacate ainda auxilia na redução da inflamação das células, o que minimiza as dores causadas pelo exercício (fadiga). Pode ser consumido antes do treino para ter energia e depois dos exercícios, para repor os sais minerais, atuando como isotônico natural.
A recomendação dos nutricionistas é comer apenas uma fatia por dia. "O abacate pode ser consumido todo dia sem problema, no máximo cem gramas por dia. É uma gordura, um lipídio e 1 grama de lipídio tem nove calorias. Quem come de maneira desenfreada, pode ter um excesso de peso", alerta Liliane.
Comer um abacate por dia melhora a saúde intestinal, sugere estudo. O abacate é um alimento rico em fibras dietéticas e ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras saudáveis para o coração.
Portanto, o nutrólogo afirma que o consumo do abacate à noite é mais benéfico. "Consumir 50 gramas antes de dormir é o essencial", recomenda Fernando. A dica é comer o abacate com chia, para proporcionar a quebra do índice glicêmico.