A Respiração torácica (ou alta) é a que se realiza na parte superior dos pulmões. É o tipo de respiração que permite a entrada de menor quantidade de oxigênio, somente 10%.
segure o ar dentro dos pulmões por dois tempos; expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até quatro novamente; repita o processo duas ou três vezes, depois continue respirando pelo abdômen sem contar tempos.
Deite-se de costas, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Projete então a região lombar para cima, arqueando-a. Em seguida, faça o movimento contrário até tocar o chão. Depois procure uma posição neutra entre essas duas posições.
Respire profundamente usando o diafragma e, ao expirar, fale qualquer coisa que você quiser. A sua voz deve soar mais profunda se você encher a barriga ao inspirar. Abra a boca de um jeito natural para falar normalmente. Não faça nenhum formato com a boca ou as bochechas.
Outro tipo de respiração bastante difundida no canto é a da respiração intercostal, que é uma estratégia mais focada na ação dos músculos intercostais. Experimente colocar suas mãos nas costelas e inspire fundo. Na respiração intercostal, você deve perceber uma expansão e abertura de costelas durante a inspiração.
1) Respiração Clavicular ou Costal – as costelas se elevam, fixas na extremidade posterior. É muito usada na vida cotidiana. Nela, o diafragma pouco se contrai.
Uma boa respiração é relaxante, e isso prepara melhor o corpo para o canto. Portanto, suas chances de cantar melhor aumentam ao saber controlar o seu diafragma ao respirar. Isso porque evitará possíveis tensões musculares na região do peito e pescoço, tirará a pressão das pregas vocais e preservará sua voz.
Se o ritmo estiver regular, contar a quantidade de respirações em 30 segundos e multiplicar por 2. Se o ritmo estiver irregular, inferior a 12, ou superior a 20, contar durante 1 minuto inteiro. (justificativa: a frequência respiratória equivale ao número de respirações por minuto.
Um adulto em repouso respira em média cerca de 16 vezes por minuto (ou 23 mil vezes por dia).