Em sua formulação original, feita por Charles Sanders Peirce (1839-1914) em 1877-78 e reformulada em 1905, o pragmatismo é um método filosófico cuja máxima sustenta que o significado de um conceito (uma palavra, uma frase, um texto ou um discurso) consiste nas consequências práticas concebíveis de sua aplicação.
Dewey defendia que os conteúdos ensinados são assimilados de forma mais fácil quando associados às tarefas realizadas pelos alunos. No artigo de hoje vamos falar sobre John Dewey, professor e filósofo americano, que defendeu a ideia de unir a teoria e a prática no ensino.
A proposta pragmática de Dewey na educação é muito conhecida, mas esta não se pode entender se não vislumbramos a sua preocupação ética e política. ... Formar um cidadão político, no sentido de Dewey,consiste em aproximar a um liberalismo com responsabilidade social, tarefa esta que constitui um desafio para a educação.
O pragmatismo de Dewey ressalta também a importância do método científico, com a elaboração de hipóteses que podem ser testadas. ... A teoria pedagógica de Dewey defende a inserção do aluno como sujeito de experiência no processo de aprendizagem. O conhecimento deve ser baseado na pesquisa.
Os integrantes do movimento pela introdução da Escola Nova no Brasil se apropriaram do pragmatismo deweyano para configurar, entre outros, um conceito de democracia e de educação que servisse de base aos seus projetos políticos e pedagógicos, conferindo-lhes uma certa legitimidade dentro do debate político-educacional ...
Com relação ao aspecto lúdico da educação temos John Dewey, filósofo norte-americano que critica a educação como mera transmissão de conhecimentos, cultivado pelas escolas e propõe uma aprendizagem por meio de jogos, criticando aqueles que utilizam a atividade lúdica como simplesmente uma excitação física.
Para Dewey (1959a, p. 60-62), a filosofia não tem origem em elementos puramente intelectuais, mas sim de elementos sociais e emotivos. Tendo presente essa hipótese, as filosofias tradicionais passarão a ser entendidas dentro de um novo prisma no desenvolvimento das civilizações e da cultura.
A Classificação Decimal de Dewey (em inglês: Dewey Decimal Classification; DDC ou CDD), também conhecida como Sistema Decimal de Dewey, é um sistema de classificação documentária desenvolvido pelo bibliotecário americano Melvil Dewey (1851–1931) em 1876, e desde então enormemente modificado e expandido ao longo de ...
“Dewey faz severas críticas à educação tradicional, sobretudo à predominância do intelectualismo e da memorização. O fim da educação não é formar a criança de acordo com modelos, nem orientá-la para uma ação futura, mas dar-lhe condições para que resolva por si própria os seus problemas”.
A Escola Nova recebeu muitas críticas. Foi acusada principalmente de não exigir nada, de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de acreditar ingenuamente na espontaneidade dos alunos.