Ao dividirmos um número por outro, o resto da divisão pode ser zero ou não. Se for zero, a divisão é exata; e se não for, é não exata.
Na divisão de números naturais, os valores referentes ao dividendo e ao divisor são sempre positivos. O conjunto dos números naturais é representado pela letra N maiúscula e é formado por todos os números positivos.
Divisão é a operação matemática inversa da multiplicação. O ato de dividir por algum elemento de um conjunto só faz sentido quando a multiplicação por aquele elemento for uma função bijetora. No anel dos números inteiros a hipótese da bijetividade não é satisfeita para o zero, assim, não se define divisão por zero.
É preciso deixar claro os vários significados para a palavra dividir e, que na Matemática dividir significa separar em partes iguais, com o menor resto possível. Também é importante frisar que muitas divisões são impossíveis, como por exemplo, dividir (em partes iguais) 9 bolas de futebol entre 4 crianças.
Nascido do aborrecimento. O símbolo que utilizamos para revelar um resultado foi criado há 460 anos, por um galês do século 16 que aos 14 anos já estudava na Universidade de Oxford e, aos 21, ensinava matemática enquanto estudava medicina. Robert Recorde morreu aos 48 anos, na prisão.