“O nosso objetivo foi encontrar diferentes padrões de metabólitos e associá-los a um dos transtornos. Para isso, colocamos as amostras de soro sanguíneo sob efeito de um campo magnético. Com a análise da ressonância magnética nuclear de prótons é possível detectar todas as variações (picos) de prótons em uma amostra.
Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar. O teste também aponta quais são os melhores medicamentos para cada tipo de paciente.
Por isso, aprenda a identificar os sinais de que você está entrando em depressão:
O diagnóstico da depressão é clínico, sendo investigado por um profissional de saúde mental e observado a presença de alguns sintomas (pelo menos 5, de acordo com o DSM IV) por mais de duas semanas.
Para saber como estão os níveis de serotonina, o médico vai pedir um exame de sangue. Isso determinará também se o organismo precisa de outros nutrientes.
A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas, como:
Com a voltametria cíclica é possível “medir quanto de dopamina está sendo liberada de uma forma muito rápida quando alguma coisa acontece”.
A serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada. No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de serotonina.
8 maneiras de aumentar o nível de serotonina, o hormônio da felicidade
Os níveis de serotonina podem ser aumentados por meios de estratégias naturais como prática de atividade física, realização de massagens ou alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano.
Esses alimentos são:
Procure comer melancia, abacate, mamão, banana e limão. Essas frutas possuem o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. O consumo de três a cinco porções de frutas diariamente é o mais recomendado.
Quando nos exercitamos, nosso organismo libera mais desse neurotransmissor tão importante para a regulação do sono, bom humor, ritmo cardíaco e manutenção da temperatura corporal. A serotonina é produzida a partir do triptofano, um aminoácido encontrado em alimentos como banana, ovo, nozes, castanhas e leguminosas.
Grandes fontes de triptofano são o peixe (principalmente atum e salmão), pão e arroz integral, queijo, ovo, amendoim, castanhas, banana e leite. Ah, e sabe aquela sensação de prazer quando você come um chocolate?
O triptofano é um aminoácido essencial. Ele é utilizado pelo cérebro junto com a vitamina B3 —a niacina —, para ajudar o corpo a produzir a serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, popularmente conhecido como hormônio da felicidade. "Um hormônio é uma substância feita de proteínas ou gorduras.
Onde encontrar triptofano Os alimentos fontes de triptofano são os peixes, peru, ovo, nozes, castanhas, leguminosas (feijão azuki, lentilha, soja), semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu.
A dose de l-triptofano varia de acordo com o problema a tratar e a idade, devendo, por isso, ser sempre orientada por um médico ou nutricionista. No entanto, as orientações gerais indicam: Estresse e hiperatividade infantil: 100 a 300 mg por dia; Depressão e distúrbios do sono: 1 a 3 gramas por dia.
O triptofano é um aminoácido essencial que participa em diversas funções metabólicas, servindo para:
MAXINUTRI | L-Triptofano Acalentus Para quem precisa de uma quantidade equilibrada de triptofano e deseja uma suplementação mais completa, definitivamente é a melhor escolha!
Triptofano pode causar alguns efeitos colaterais, quando consumido em excesso: Como aumento dos batimentos cardíacos, dor no estômago, gases, náusea, vômito, diarreia e perda de apetite. Também é possível causar dor de cabeça, tonturas, boca seca, desfocagem visual, fraqueza muscular, sonolência e problemas sexuais.
O 5-HTP (5-hidroxitriptofano) é um precursor do neurotransmissor serotonina. O aminoácido triptofano é convertido em 5-HTP que por sua vez dá origem a serotonina. O 5-HTP é encontrado nas sementes da planta africana Griffonia Simplicifolia.
Como tomar o Triptofano? RECOMENDAÇÃO DE USO: Ingerir 1 cápsula ao dia, preferencialmente a noite antes de dormir.