Música Erudita é uma manifestação artística estabelecida de forma escrita mediante combinação dos sons em seus elementos primordiais – altura, duração, timbre e intensidade.
Um estudo publicado na revista científica norte-americana Neuron em 2015, descobriu uma área no cérebro localizada no córtex auditivo que identifica a música, mas não outros sons, como a fala, por exemplo.
Além disso a música é capaz de melhorar a capacidade intelectual, incentivar a criatividade e ampliar o poder de raciocínio. Aqueles que tocam um instrumento tem a performance do cérebro ainda mais melhorada, com maior capacidade para absorver novidades e memória aprimorada.
Como podemos experimentar com o som dos objetos do nosso cotidiano? A oficina tem como objetivo propor de maneira lúdica e imersiva experiências sonoras por meio da exploração de objetos do dia a dia: chapa de ferro, sacola plástica, celulares, papel alumínio, garrafas, ventiladores, bolas de gude, entre outros.
Uma das primeiras invenções que deram notoriedade a Thomas Edison, o fonógrafo foi a primeira máquina capaz de gravar e reproduzir sons. Criado em 1877, o aparelho foi descoberto enquanto Edison fazia experimentos com o telégrafo e notou que o movimento da fita de papel produzia ruídos parecidos com palavras faladas.
Resposta. Resposta: Consiste na arte de reproduzir sons de bateria com a voz, boca e nariz. Também envolve o cacarejo, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.
Resposta. São exemplos de instrumentos musicais indígenas que imitam sons da natureza: ocarina, apito, flauta de pan imitam sons de pássaros e o pau de chuva produz um som semelhante ao barulho feito pela chuva.
Variações em amplitude também permitem um resultado sonoro interessantíssimo na qualidade do som resultante. O osciloscópio pode mostrar a diferença nas combinações de som de diferentes instrumentos (mais simples de ser percebido) e mesmo em diferentes notas tocadas por um mesmo instrumento.
Primeiramente o educador deve coletar vários tipos de objetos que produz sons diferentes, como por exemplo:
Cola um pedaço de papelão ou outro material rígido sobre o fundo do tubo e tapa com fita adesiva/isoladora. Coloca lá dentro um punhado de arroz, areia, feijões, missangas, milho de pipoca ou outros objetos pequenos que farão o barulho da chuva. Experimenta o som do teu Pau-de-Chuva, antes de o fechares.