Considere os conjuntos A e B, em que o conjunto A está contido no conjunto B, isto é, todo elemento de A também é elemento de B. A diferença entre os conjuntos, B – A, é chamada de complementar de A em relação a B.
Os conjuntos A e B são iguais quando possuem os mesmos elementos. Representa-se A = B. O conjunto A é subconjunto de B se todo elemento de A é elemento de B.
Os subconjuntos apresentam todos os seus elementos incluídos em outro conjunto. ... Os subconjuntos também são conjuntos, entretanto, caracterizam-se por estar totalmente incluídos em outro conjunto qualquer. Em razão disso, a relação entre um conjunto e os seus subconjuntos é conhecida como relação de inclusão.
Na teoria dos conjuntos e nos fundamentos da matemática, um universo é uma classe que contém (como elementos) todas as entidades que se deseja considerar em uma certa situação. ... O conjunto universo dos números pode ser representado como a junção do conjunto de números reais com números complexos.
Conjuntos numéricos são coleções de números que possuem características semelhantes. Eles nasceram como resultado das necessidades da humanidade em determinado período histórico. Veja quais são eles!
O valor relativo ou posicional de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo: O algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 900. Algarismos iguais podem formar números distintos.
Já o algarismo 6 ocupa a ordem das dezenas e, portanto, o seu valor relativo é 60.