EQST

O Que A Inteligncia Interpessoal?

O que é a inteligência interpessoal?

A inteligência interpessoal é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas.

O que é uma pessoa intrapessoal?

É aqui que entra o Conceito de Relacionamento Intrapessoal. Esse conceito diz respeito à capacidade de se relacionar com suas próprias emoções e sentimentos. Ou seja, se refere ao autoconhecimento e a automotivação de cada um de nós enquanto indivíduos e a como aplicamos estas ferramentas em nossas vidas.

Como desenvolver as habilidades intrapessoais?

Ao identificar as suas emoções, a pessoa pode interpretá-las e orientar o seu comportamento. A meditação e a reflexão figuram entre os meios que contribuem para aumentar o autoconhecimento e desenvolver o relacionamento intrapessoal.

Quais são as habilidades conceituais?

Sempre abrir. O termo Habilidade Conceitual faz referencia à um conjunto de aptidões humanas no que tange a capacidade de formulação de ideias. Essa espécie de habilidade inclui o pensamento criativo, a formulação de abstrações, a análise de situações complexas e a resolução de problemas de diversas naturezas.

Quais são as técnicas utilizadas para levantamento e identificação de competências?

É por isso que o Inventário Comportamental é destaque dentre os principais métodos e técnicas para mapeamento de competências mais utilizados pelo mercado. As duas principais características desse modelo são justamente a inclusão e a personalização, mais um elemento essencial para caracterizar o projeto.

O que é um perfil de competências?

A competência na área do Recursos Humanos consiste em um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes — também denominados de CHA. ... Por isso, ao pleitear uma vaga, é analisado e avaliado o perfil de competências, uma vez que ele identifica se o candidato está apto para assumir a função.

O que é o mapeamento de competências?

O mapeamento de competências é o processo de identificar as habilidades, conhecimentos e atitudes específicas necessárias para uma pessoa realizar uma função de forma efetiva.

Quais são os passos para diagnosticar as competências essenciais?

Essencialmente, as competências são um grupo de habilidades, conhecimentos e atitudes que os colaboradores precisam para realizar seu trabalho de forma eficaz....Raciocínio lógico

  1. Tomada de decisões. ...
  2. Abordagem metódica. ...
  3. Identificação de padrões ou conexões. ...
  4. Pesquisa e análise. ...
  5. Resolução de problemas.

Quais são os quatro critérios que as capacidades devem satisfazer para se tornarem competências essenciais?

Esses critérios são: o valor percebido pelo cliente, a diferenciação entre concorrentes e a capacidade de expansão. ... Outro aspecto relevante nessa abordagem é o discernimento de que uma competência essencial é uma capacidade que precisa ser competitivamente única.

Quais são as competências essenciais?

A competência essencial nada mais é do que aquilo que você faz que ninguém mais faz igual. É um diferencial extremamente positivo que te coloca muito à frente no mercado e diante dos concorrentes, seja enquanto profissional ou organização.

Quais as competências essenciais?

Prahalad define as competências essenciais como um conjunto de habilidades, conhecimentos e técnicas que dão à organização a possibilidade de oferecer um benefício específico e único aos seus clientes. ... Ela exerce impacto direto no poder de diferenciação e de crescimento de uma organização.

O que são competências essenciais em uma organização?

Uma definição de competências essenciais é (PRAHALAD & HAMEL, 1995, p. 229) “um conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma empresa oferecer um determinado benefício a seus clientes”, aspecto fundamental para a competitividade e conseqüentemente para a sobrevivência da organização.

Como é possível uma empresa reconhecer uma competência essencial?

Uma competência essencial é reconhecida por meio de três critérios. Primeiro, desempenhar impacto significativo no valor percebido pelo consumidor, elevando as vantagens ou diminuindo os custos para ele. O segundo seria reduzir os custos da instituição para entregar valor.

O que são competências essenciais de uma empresa?

As competências organizacionais essenciais, também chamadas de Core Competencies, são os fatores de diferenciação que tornam uma empresa única no mercado. Essas competências organizacionais precisam gerar valor para seus clientes, auxiliar a empresa a acessar diversos mercados e ser de difícil imitação.

Quais são as competências organizacionais de uma empresa?

O que são as Competências Organizacionais? De forma geral, esse conceito significa tudo aquilo que torna a sua empresa única em relação aos seus concorrentes. As competências organizacionais formam a identidade da companhia, reunindo os conhecimentos, habilidades e atitudes específicas da equipe e da marca.

Qual a diferença das competências organizacionais básicas e essenciais?

As competências organizacionais podem ser divididas como básicas e essenciais, conforme citado por Coutinho, M. ... Ao contrário das competências básicas, as competências organizacionais essenciais são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa.

Quais são os grupos de competências essenciais para o indivíduo?

Tabela 1 – Competências para o Profissional Saber agir Saber o que e por que faz. Saber Julgar e Saber escolher. Saber mobilizar recursos Criar sinergia e mobilizar recursos e competências. Saber comunicar Compreender, trabalhar, transmitir informações e conhecimentos.

Quais são os parâmetros que definem as competências de um indivíduo?

Duram (1999), divide as competências em três dimensões: Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê); Habilidades (técnica, capacidade, saber como); Atitudes (querer fazer, identidade, determinação).

Quais os tipos de competências gerenciais?

Competências Gerenciais são conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos diferentes níveis da organização, que resultam no que os gestores realizam ou produzem no trabalho (ZARIFIAN, 2001). ... Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional.