“Ortorexia nervosa”, ou apenas “ortorexia” é o termo que define a obsessão pela alimentação saudável. Cunhado em 1996 pelo médico Steve Bratman², diz respeito às pessoas que adotam comportamentos extremistas em relação à dieta, que deve ser exclusivamente de alimentos saudáveis.
O que é hipergafia? É um transtorno mental que faz com que o indivíduo desenvolva uma vontade irresistível de comer sem ter fome. Ele é caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos, quando comparadas às de uma alimentação padrão.
O transtorno alimentar restritivo evitativo é um transtorno alimentar caracterizado pelo fato de que a pessoa come muito pouco e/ou evita comer determinados alimentos.
Resposta. A hipergafia deriva de um transtorno mental , onde o paciente sofre problemas traumáticos que enfrentou algum momento da vida . compulsão alimentar a pressão excessiva por controlar a alimentação e o peso pode gerar episódios de compulsão .
A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos. Essa ingestão ocorre mesmo sem a presença de fome ou necessidade física do alimento. Em geral, a pessoa compulsiva perde o controle sobre o que está ingerindo e em qual quantidade.
O que é compulsão alimentar? Trata-se de um transtorno alimentar em que o indivíduo consome alimentos em grandes quantidades, a todo instante e em intervalos mínimos, mesmo que não esteja com fome. Ocorre, na verdade, uma falta de controle na maioria das vezes resultante de estresse e ansiedade.
As características da doença podem ser percebidas a partir de alguns sintomas da compulsão alimentar.
O tratamento da compulsão alimentar é multidisciplinar e especializado, ou seja, a pessoa é acompanhada por vários profissionais. Em muitos casos, é necessário que a pessoa compulsiva seja acompanhada por um psiquiatra, nutricionista, nutrólogo, clínico geral, psicólogo, entre outros especialistas.
Confira como enganar sua mente para extinguir hábitos nocivos:
7 alimentos que saciam (e não engordam)
Como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta segunda-feira, (17), estudos mostram que beber água antes das refeições, por exemplo, ajuda a emagrecer já que ela distende o estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a fome.
Mais uma dúvida recorrente entre as pessoas que querem ver os ponteiros da balança baixarem: beber água emagrece? A resposta é sim. Beber água emagrece, porque além de contribuir para o bom funcionamento do organismo ela acelera o metabolismo.
Raramente, beber muita água pode causar hidratação excessiva, pois os rins excretam o excesso de água com facilidade. Muitas vezes, nenhum sintoma ocorre, mas, na hidratação excessiva grave, a pessoa pode ficar confusa ou ter convulsões. A ingestão de líquidos será restringida e diuréticos podem ser administrados.
Beber dois litros de água por dia faz bem à saúde e à beleza. A água regula as funções do organismo, hidrata pele e cabelos, evita cáculos renais e controla a saciedade, entre outros benefícios.
O organismo produz, em média, 7 litros de liquido por dia – entre saliva, suco gástrico e bile – e o intestino absorve 9 litros.