Geralmente, a fístula surge após um abcesso no ânus, no entanto, também pode ser causada por doenças inflamatórias do intestino, como doença de Crohn ou diverticulite, por exemplo.
Os resultados chaves que podem ser indicativos da fístula anal incluem:
A ressonância magnética é método que permite diagnosticar e identificar o trajeto da fístula, e avaliar, mediante cortes em diferentes planos, as alterações que eventualmente possam coexistir nas estruturas pélvicas adjacentes, permitindo um planejamento adequado do tratamento cirúrgico.
A fístula arteriovenosa (FAV) é a ligação entre uma veia e uma artéria, feita para criar um acesso por onde será realizada a hemodiálise. Geralmente, esse acesso é feito nos membros superiores, como os antebraços, punhos e braço, pois o risco de complicações é menor.
É um acesso vascular utilizado para a realização do tratamento de hemodiálise, uma ligação entre uma veia e uma artéria feita através de cirurgia simples com anestesia local.
O fluxo sangüíneo do circuito de hemodiálise utilizado na TSRC se converte em uma extensão da superfície corporal. A simples passagem do sangue através desse circuito, em especial através da membrana do dialisador, produz ativação dos diferentes mecanismos responsáveis pela coagulação do sangue6,10.
Sim, pode acontecer e não quer dizer doença. O sangue, quando fora dos vasos sanguíneos e em contato com outras substâncias (como superfície das seringas, catéteres e tubos de coleta) tem a chamada "cascata da coagulação" ativada, levando à formação de coágulos.
A coagulação normal do sangue é um processo complexo, onde as células sanguíneas e as diferentes proteínas do sangue juntas cicatrizam os vasos sanguíneos danificados e controlam o sangramento.
O sangue grosso, conhecido cientificamente por hipercoagulabilidade, acontece quando o sangue fica mais espesso que o normal, ocorrendo devido a alterações dos fatores de coagulação, acabando por dificultar a passagem do sangue nos vasos sanguíneos e aumentar o risco de complicações, como AVC ou trombose, por exemplo.
Mito. O limão é um alimento fonte de vitamina C que auxilia na absorção do ferro, mineral muito importante na constituição do sangue; não existe relação entre "afinar" o sangue.