A sorologia está relacionada ao estudo analítico do soro sanguíneo. De forma prática, o principal objetivo do exame de sorologia é identificar a presença de antígenos pertencentes a vários microrganismos e de anticorpos que são desenvolvidos como resposta à presença destes agentes infecciosos no sangue do paciente.
Soro, sérum ou sero é o plasma sanguíneo sem fibrinogênio, liberado após a coagulação do sangue.
Enquanto o plasma sanguíneo apresenta fibrinogênio, que está relacionado com o processo de coagulação, no soro, essa proteína está ausente. Na realização de exames de sangue, é necessário separar os elementos celulares do plasma. Por intermédio da centrifugação, é possível realizar essa separação e obter o soro.
O sangue deve ser coletado em tubo contendo solução de EDTA. O plasma deve ser separado por centrifugação, a 1.
A vacina é considerada uma forma de imunização ativa. Isso se dá pelo fato de ela estimular nosso organismo a produzir anticorpos. Já o soro é intitulado como imunização passiva, pois os anticorpos são inoculados em outro organismo antes de serem aplicados em humanos.
Vacina ou imunização ativa é usada para estimular o nosso organismo a produzir anticorpos para um determinado antígeno. É usado como forma de prevenção. Exemplo:Vacina contra HPV, gripe, sarampo. Soro ou imunização passiva é usado na neutralização de antígenos que já estão no organismo.
Sua produção envolve a imunização de cavalos com antígenos produzidos a partir de venenos, toxinas ou vírus, a obtenção de diferentes tipos de plasma, que são submetidos a processamento industrial de purificação e formulação, resultando em produtos de alta qualidade, segurança e eficácia.
Soros e vacinas são preparados que têm o objetivo de proteger o corpo contra o ataque de agentes invasores causadores de doenças (microrganismos ou substâncias tóxicas), denominados, de forma geral, de antígenos.
O que as vacinas fazem é se passarem por agentes infecciosos de forma a estimular a produção de nossas defesas, por meio de anticorpos específicos contra o “inimigo”. Assim, elas ensinam o nosso organismo a se defender de forma eficaz.
O mecanismo de funcionamento dos soros envolve um processo de imunização passiva. Eles são conhecidos principalmente pela sua atuação no tratamento de peçonha de cobras e aranhas, mas, também são produzidos para atuar contra algumas toxinas bacterianas e em casos de rejeição de órgãos transplantados.
A vacinação é um dos jeitos mais simples e eficazes de defender o organismo humano contra os agentes infecciosos do meio externo. As vacinas protegem o corpo fortalecendo a resistência do organismo para aquelas doenças antes que a pessoa a contraia.
A imunidade ativa é aquela que ocorre quando o próprio corpo do indivíduo produz uma resposta imune, enquanto a passiva é aquela em que o indivíduo recebe anticorpos já prontos, sem que seu sistema imunológico seja estimulado.
Resposta: Os antígenos são injetados para garantir a produção de anticorpos específicos e células de memória. Quando o individuo é exposto a antígenos, o corpo já está preparado para garantir proteção.
É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro de anticorpos. As vacinas são usadas para induzir a imunidade ativa; sua administração resulta numa resposta biológica e na produção de anticorpos específicos. Assim, a imunidade é induzida contra futuras infecções pelo mesmo micro-organismo.
Por que as vacinas, no geral, aumentam a imunidade das pessoas? Porque possui proteínas que eliminam o agente causador da doença. Porque estimula a produção de glóbulos brancos. Porque estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
No caso de vacinas bacterianas, a resposta imune é mediada por linfócitos Th2, que ao se ligarem aos linfócitos B, promovem a sua diferenciação em plasmócitos secretores de anticorpos, desencadeando uma resposta imune humoral (Tizard, 2014).
Uma vacina ideal deve estimular respostas imunes fortes e duradouras, tanto mediadas por linfócitos B efetores e de memória e anticorpos (RIH), como por linfócitos T efetores e de memória (Th e Tc / RIC). Infecção primária estimula uma resposta imune inicial.
A vacinação é um meio de se adquirir imunidade ativa não contraindo uma doença infecciosa. A imunização ativa ocorre quando o sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo ou micro-organismos, responde produzindo anticorpos e ativando células do sistema imunológico.
Nos dois tipos de resposta, primária e secundária, há a produção dos isótipos IgM e IgG, porém, na resposta primária IgM é a principal Ig e a produção de IgG é menor e mais tardia. Na resposta secundária, a IgG é a imunoglobulina predominante.