A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.
Receita é o que você ganha em um determinado período, normalmente, usamos um mês. Para calcular a sua receita, leve em conta o seu salário líquido, que é o valor que você efetivamente recebe depois de descontados os impostos e os benefícios.
Se as receitas são maiores que as despesas teremos lucro ou superávit, e se as receitas forem menores que as despesas, o resultado será prejuízo ou déficit.
Afinal, o que é a apuração do resultado do exercício?
A legislação do Imposto de Renda permite que eventuais prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores sejam compensados com os lucros apurados posteriormente da pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real. Entretanto, a compensação de tais prejuízos é limitada a 30% do lucro real antes da compensação.
A conta que representa o resultado apurado ao final do exercício social é o Patrimônio Líquido. A conta Prejuízos Acumulados, pertencente ao grupo do Patrimônio Líquido, contém o resultado acumulado de exercícios anteriores somados ao resultado do exercício social presente.
4a Questão Quando analisamos os lucros ou prejuizos acumulados, esse últimos representam o saldo dos resultados negativos da empresa e não absorvidos por reservas anteriormente existentes que, neste caso, deverão ser compensado com lucros a serem auferidos futuramente. Certo? Não, em parte.
Uma empresa, mesmo apurando resultado contábil negativo, pode ficar sujeita ao cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro, uma vez que, efetuando os ajustes de adições e exclusões a este resultado, o mesmo pode converter-se em resultado positivo para efeitos fiscais.