Use pratos menores. É fato: pessoas geralmente se servem mais quando recebem uma tigela maior. Com isso, para comer menos é importante usar pratos menores, tigelas e colheres pode induzir seu cérebro a pensar que você está comendo mais do que realmente está.
Usar prato pequeno e vermelho ajuda a reduzir a quantidade de alimentos. Fazer refeições a cada 3h e beber água são outras dicas dos especialistas. Beber água, beliscar alguma coisa e até dormir são truques que muitas pessoas usam para "enganar" a fome.
VOCÊ PULA REFEIÇÕES Quando você pula uma refeição e seu estômago está vazio por muito tempo, ele aumenta a produção do hormônio grelina que regula a fome, causando então aquela sensação de estômago vazio e muita fome. Como regra geral, tente não deixar que mais de 4 a 5 horas entre as refeições.
Você sente fome toda hora? Pode ser algo relacionado à sua alimentação ou a alguma condição de saúde. A chamada fome constante pode ser causada por uma dieta rica em carboidratos, pelo aumento do estresse e da ansiedade ou por problemas de saúde, como diabetes.
Um motivo é o acúmulo de ácido clorídrico no estômago. O órgão continua produzindo suco gástrico mesmo sem ter nada para digerir. Se esse caldinho com pH 2 acabar subindo para o esôfago, você terá refluxo e vontade de vomitar. Mas não é todo mundo que enjoa quando fica sem comer.
O enjoo causado por problemas digestivos - como gastrite, gastroenterite, refluxo, cálculo na vesícula, hepatite, pancreatite, etc - costuma acontecer logo após refeições. Já as causas da náusea horas depois da alimentação podem estar relacionadas a alguma obstrução na passagem de alimentos.
Ficar saciada com pouca quantidade de comida pode ser um sinal de alerta. Se você está acostumada a comer bem ou seguir uma dieta balanceada e, do dia para noite, começa a sentir falta de apetite ou só beliscar as refeições, busque orientação médica.