Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão. ... Abdução significa determinar a premissa.
Sendo que a analogia constitui apenas uma forma de indução. Dedução vem do latim de-ducere, que significa "conduzir a partir de", sendo assim, em um argumento dedutivo correto a conclusão é inferida necessariamente das suas premissas.
substantivo feminino Fato inicial a partir do qual se inicia um raciocínio ou um estudo; proposição: partiram da premissa de que toda criança tem direitos. [Lógica] As proposições, maior e menor, que completam um silogismo e a partir das quais se retiram os resultados ou conclusões.
O silogismo determina um argumento ou um raciocínio dedutivo, o qual é formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é uma doutrina pertencente à lógica aristotélica e que está baseada na dedução.
É constituído de três termos que compõem 3 proposições distintas: uma premissa maior, uma menor e uma conclusão – essencial para estabelecer a relação lógica entre as premissas anteriores. Avaliando esse raciocínio lógico (silogismo categórico), temos como exemplo: “Todos os homens são mortais.
adjetivo Resumida em poucas palavras; que só contém o essencial; sucinta, resumida. Que se exprime de maneira resumida; sintética: uma escritora concisa. Que demonstra um conceito ou conteúdo usando poucos recursos. Dito sinteticamente, mas não por meio de palavras; breve: maneira concisa de pintar.