Resumo - A auditoria interna no setor público é formada por um conjunto de normas e procedimentos, com o objetivo de examinar a adequação, a eficácia e a legalidade dos controles internos, dos atos, fatos e das informações contábeis, financeiras e operacionais das unidades públicas.
O auditor avalia os resultados das políticas públicas prevenindo situações, garantindo resultados sociais das ações do governo, e projetando situações sociais. O trabalho do auditor assegura ao cidadão o direito de uma boa gestão dos recursos públicos.
Dentre os principais indícios que mostram que uma Entidade Pública precisa de auditoria, podemos destacar: falha na prestação de contas - o que pode ocorrer por falta de organização das atividades administrativas e financeiras ou desleixo dos gestores e colaboradores.
O objeto deve ser identificável e deve ser possível avaliá-lo em relação aos critérios adequados. Deve ser de tal natureza que permita que a obtenção de evidência de auditoria suficiente e apropriada para fundamentar o relatório, a conclusão ou a opinião de auditoria.
A Auditoria Interna possui grande importância para as organizações, pois ela: Contribui para maior exatidão das demonstrações contábeis; Possibilita melhores informações sobre a real situação econômica patrimonial e financeira das empresas; Assegura maior exatidão dos resultados apurados.
Ser auditor, antes de tudo, é uma profissão de amor, pois ao contribuir com a prevenção de erros, falhas e incorreções torna a empresa mais segura e sólida, preservando sua continuidade, assim salvaguardando empregos e o equilíbrio social onde está instalada.
O parecer de auditoria em condomínio deve ser realizado por uma entidade independente, sem vínculo com o empreendimento. Geralmente, a auditoria condominial é pedida pelo próprio síndico ou conselho fiscal. No entanto, os condôminos podem se mobilizar e pedir pela análise das contas.