O tratamento da síndrome de Chilaiditi é normalmente conservador, incluindo perda de peso, controle de aerofagia e ascite, e mudança de decúbito. Raramente pode ser necessária abordagem cirúrgica com ressecção ou, mais comum, fixação da víscera interposta.
Síndrome caracterizada por presença de obstáculo mecânico ou funcional que leve a interrupção da progressão do conteúdo intestinal. Pode ser classificado segundo: Altura do obstáculo: alto (delgado proximal) ou baixo (delgado distal ou cólon);
A classificação mais utilizada do abdome agudo é de acordo com o seu processo desencadeante:
O abdome agudo é causado por alguma enfermidade. As mais comuns de provocarem esse problema são: apendicite, úlcera péptica aguda perfurada, cálculo na vesícula, pancreatite, isquemia intestinal, entre outras. Por haverem muitas doenças que podem causar essa condição, é preciso ter muito cuidado na hora do diagnóstico.
A técnica é digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome e percute com o dedo indicador.
Abdome inocente, sem visceromegalias palpáveis. Membros inferiores sem edemas, sem sinais de trombose venosa profunda; pulsos pediosos presentes e diminuídos bilateralmente. Sem lesões cutâneas ou alterações articulares.
"O peritônio é uma membrana que recobre os órgãos da cavidade abdominal e pode ser sítio de tumores primários ou metastáticos, que são células malignas de outros órgãos que se instalam e crescem no peritônio", explica João Siufi Neto, cirurgião oncológico nos Hospitais São Luiz Itaim, BP - A Beneficência Portuguesa de ...
Metástase tem cura? A resposta é bastante variável. Uma vez que o tumor torna-se metastático, a chance de cura é bem mais baixa. Uma única célula que sobreviva ao tratamento pode se espalhar e originar novas lesões em qualquer outro tecido do corpo.