Estrutura Corporal Os poríferos possuem paredes perfuradas por poros e, em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou espongiocele. Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada ósculo. Externamente, são revestidos pelos pinacócitos, células achadas e unidas.
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
Os anelídeos apresentam sistema digestório completo. Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes.
Os anelídeos são um filo de animais invertebrados que não possuem vértebras, ou seja, eles não possuem uma coluna vertebral, como a de humanos, cães, etc. Tratam-se de animais com um corpo mole e que apresenta segmentação, fator que é exatamente o que todos os anelídeos têm em comum.
Os três grupos (classes) dos anelídeos e seus representantes são:
Quais características são comuns aos vermes segmentados e os cilíndricos? Escolha uma: a. Corpo alongado, cerdas, celoma b. ... Corpo alongado, cutícula, esqueleto hidrostático.
b) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangu. e), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão. c) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidários são diblásticos.
Além do tubo digestório completo, têm um sistema circulatório fechado, isto é, têm boca e ânus e também apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro dos vasos. O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida.
O sistema excretor dos anelídeos é formado por um par de nefrídeos por segmento. Na maioria dos anelídeos, como as minhocas, observa-se a presença de metanefrídeos, estruturas que coletam o líquido diretamente do celoma do animal.
Excreção. A eliminação de resíduos metabólicos e substâncias em excesso, ou seja, a excreção, é realizada por meio de tubos de Malpighi. Em toda a extensão do corpo de um inseto, as paredes desses tubos retiram as excretas das lacunas corporais.
Esta prega tem como função aumentar a superfície de absorção do trato digestivo, elevando o aproveitamento da matéria orgânica digerida. Ele é formado apenas pelo epitélio intestinal, sendo amplamente irrigado por capilares sanguíneos, abaixo do epitélio.
Resposta: Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas, os nereis e as sanguessugas. 3) Qual a ocorrência evolutiva que surgiu pela primeira vez entre os anelídeos? Resposta: A ocorrência evolutiva foi a circulação fechada.
Resposta: Explicação: Triblásticos, celomados, segmentados e de simetria bilateral. A resposta certa é a letra E, pois os animais pertencentes ao filo Annelida são triblásticos, celomados, com o corpo dividido em segmentos ou metâmeros que se repetem ao longo de seu comprimento e com simetria bilateral.
Resposta. Este organismo pertence ao filo anelídeos, que apresentam um corpo segmentado em metâmeros, simetria bilateral, triblástico e celomado. Exemplo deste filo: Minhoca.
Diblásticos: são animais que apresentam dois folhetos embrionários: a ectoderme, (externo) e a endoderme, (interno). Triblásticos: são animais que apresentam três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme. Celomados: são os animais que apresentam a cavidade geral do corpo demilitada pela mesoderme.
Os animais pertencentes ao filo Annelida são triblásticos, celomados, apresentam simetria bilateral e corpo segmentado em metâmeros. b) Errada. ... Os animais pertencentes ao filo Platyhelmintes são triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. Errada.
(Osec-SP) Quanto à reprodução, as minhocas (Classe Oligochaeta) são: a) monóicas, isto é, cada animal apresenta tanto órgãos sexuais masculinos como femininos.
Sobre os anelídeos, podemos afirmar que são animais: a) triblásticos, acelomados, com tubo digestório incompleto; ... e) triblásticos, pseudocelomados, com tubo digestório completo.
Resposta: A resposta é FALSA. A minhoca é o anelídeos mais conhecido, e possui vida livre. Entretanto, existem outros animais pertencentes aos Anelidae que são parasitas.
Resposta. Porque possuem órgãos é sistemas mais desenvolvidos,como os órgãos de circulação,reprodução e digestão.
cerdas servem para se apoiarem no chão e facilitar a locomoção das minhocas no solo, São como os aneis no corpo do bicho, basicamente falsos pés.