De forma rápida e prática: Aprenda como fazer um memorando
Segue abaixo a estrutura básica textual dos memorandos:
Comece a carta com a data, o nome do patrocinador e o endereço. Depois, após espaçar, coloque a saudação “Caro (nome da pessoa) e uma vírgula. Seja breve. A carta de patrocínio deve ter apenas uma página.
Patrocínio esportivo: onde conseguir um?
O contrato de patrocínio é um negócio jurídico bilateral, pois nele, há um acordo de vontade entre duas partes, ao menos. ... Restando estabelecido que as prestações advindas deste contrato, são recíprocas, ou seja, ocorrem a cargo de ambas as partes que nele integram.
Assim, em face da complexidade do tema e das peculiaridades o contrato de patrocínio é uma espécie de contratação que tem por objetivo a aquisição remunerada do direito de o patrocinador associar seu nome e/ou marca a projetos ou eventos de iniciativa do patrocinado mediante a exposição da marca nos meios de divulgação ...
O atleta recebe um valor bastante significativo acertado durante determinado tempo, ou vitalício (Casos de Ronaldo Fenômeno e a Nike) e passa a ser visto pelo mercado como um verdadeiro embaixador mundial da marca participando de eventos, dando nome à linhas de produtos, etc.
Na maioria dos casos, os demais jogadores patrocinados recebem um voucher para trocarem por chuteiras nas lojas físicas ou virtuais das empresas. Em alguns casos, os produtos vão direto para a casa deles.
A batalha Nike x Adidas pelos atletas top
Na verdade, para entender como conseguir patrocínio, você deve saber que se trata apenas de vender produtos e serviços. Cada empresa no mercado tem a sua própria estratégia de marketing. As empresas escolhem jogadores que representam bem seus produtos e atingem diretamente o seu público-alvo.
Após 15 anos de parceria com a Nike, Neymar acertou com a Puma o maior contrato individual de patrocínio esportivo da história. De acordo com o "Marca", o craque brasileiro receberá 20 milhões de euros (cerca de R$ 128 milhões) por ano, e ainda terá direito a royalties.