Ao contar uma história, o professor deve trabalhar de forma descontraída e alegre, onde a criança possa vivenciar um mundo diferente da sua realidade utilizando sua criatividade e imaginação e, assim, possibilitando seu desenvolvimento.
A contação de história surgiu antes mesmo da escrita, pois, desde o princípio a humanidade sentia a necessidade de repassar, através da oralidade, fatos históricos que faziam parte do passado de cada povo. ... As histórias passadas respeitavam os costumes de uma determinada comunidade.
O ato de contar histórias acompanha a humanidade desde os primórdios. Os homens das cavernas já narravam os acontecimentos do seu cotidiano, como demonstram as inscrições rupestres. ... Contar uma história consiste em apresentar para um público específico uma narrativa que parte de certa leitura de mundo.
7 dicas para ser um bom contador de histórias para os pequenos
OBJETIVO ESPECÍFICO Explorar e identificar elementos da história e música para se expressar, interagir com os colegas. Resgatar as histórias populares e brincadeiras. ... METAS Possibilitar aos alunos conhecimento das historias contadas e cantadas, facilitando a oralidade, atenção/concentração e imaginação.
Histórias infantis são uma importante ferramenta na formação da identidade e valores de toda criança. Além de ajudar a desenvolver o imaginário, capacidades cognitivas e a inteligência emocional dos pequenos, elas também podem ser uma valiosa oportunidade para momentos de maior vínculo com os pais!
Um fantoche é um boneco manipulado, ou movido, por uma pessoa para distrair outras. O fantoche pode ser um boneco que lembre um ser humano, um animal, um objeto, ou então uma criatura inventada. Pessoas em todo o mundo usam esses bonecos para contar histórias, fazer teatro e brincadeiras, bem como para ensinar algo.
Fantoches podem ser grandes aliados na Educação Infantil. Com eles, fica mais fácil prender a atenção das crianças, deixando a aula participativa, divertida e dinâmica. Do outro lado, os alunos também se beneficiam com a aula lúdica. Tudo fica mais fácil de ser assimilado e a imaginação flui.
Além de ouvirem histórias com o apoio dos livros, as crianças também participam desse momento através do teatro de fantoches, com o objetivo de desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa.
O teatro de bonecos na formação do educando tem como objetivos: a percepção visual, auditiva e tátil; a percepção da seqüência de fatos (noção espaço-temporal); coordenação de movimentos; expressão gestual, oral e plástica; criatividade; imaginação ; memória; socialização e o vocabulário.
Teatro de Fantoche na Educação Infantil
Os fantoches e dedoches são um meio não só de desenvolver a criatividade, imaginação e verbalização. A criança nesta brincadeira aprende a demostrar os sentimentos, suas angústias e alegrias. Para brincar, basta colocá-lo na mão ou dedo e se soltar.
Materiais para Fazer Teatro de Fantoches
Ponha a meia na sua mão. Quanto ao polegar, ponha-o na parte do calcanhar. Se não alcançar, prenda o tecido entre o polegar e os outros dedos da mão. Abra e feche a mão. A meia vai começar a tomar a forma de um fantoche.
Para fazer fantoche com meia você irá precisar de:
Como Fazer Fantoches: Passo a Passo
O processo de como fazer fantoches de EVA e TNT exige: