Transformação, transmutação; magia. Alquimia poética.» Por sua vez, alquimista era a «pessoa que se dedicava à alquimia.» E ainda: «o que transforma, transmuta; mágico.» Em sentido depreciativo, alquimista significa «falsificador».
Ligas metálicas, ácidos, bases, remédios, vacinas e etc.
A alquimia era baseada em princípios filosóficos, havia um grande misticismo. Já a química fundamenta-se em métodos experimentais, investigação, baseando em uma metodologia científica.
A atividade relacionada com a pedra filosofal era chamada pelos alquimistas de "A Grande Obra" (ou "Magnum Opus", em latim). Explicação: A pedra filosofal era capaz de transformar qualquer metal em ouro, devido à reações químicas.
Por cada 24 quilates de metal a ser manuseado usam-se 18 partes de ouro puro, 3 partes de liga prata e 3 partes cobre, fundindo-as: dessa mistura resulta o ouro próprio para joalharia.
O ouro é frequentemente encontrado em solos que contêm rochas sólidas compostas de cinzas vulcânicas, chamadas tufos calcários. Uma análise revelará que o solo próximo a uma veia de ouro terá quartzo, feldspatos, feldspatoides e outros minerais de cor clara.
Locais como Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes e o Pico do Jaraguá, em São Paulo, foram prósperas áreas de exploração de ouro na época do Brasil colonial. Parte da população paulista pode estar sentada sobre um pote de ouro sem saber.
Exploração de ouro no Brasil começou em São Paulo — e a região pode conter pepitas até hoje, dizem especialistas. Parte da população paulista pode estar sentada sobre um pote de ouro sem saber. A região metropolitana de São Paulo já foi a mais importante região aurífera do Brasil colonial.
Os principais estados brasileiros onde o ouro pode ser encontrado são os estados do Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, havendo também na Bahia, Amapá e Maranhão. Porém, como a geologia de detalhe do Brasil ainda não é conhecida, podem existir jazidas de ouro em outros estados.
Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso foram os estados com maior concentração de ouro, na época em que o país ainda era uma colônia. O período foi chamado de Ciclo do Ouro, mas devido ao esgotamento das minas a produção começou a cair.
Roraima não possui nenhuma mina de ouro legalizada, mas o Monumento ao Garimpeiro, uma estátua de sete metros de altura em sua capital, Boa Vista, deixa poucas dúvidas do entusiasmo local sobre o assunto.
Paracatu
A história começa em 1834, quando a inglesa Saint John d'El Rey Mining, muitos e muitos anos depois absorvida pela Anglogold, comprou a Mina de Morro Velho, em Nova Lima (MG). A Anglogold Ashanti é hoje a maior produtora de ouro do Brasil e a terceira do mundo.