Neste caso, primeiro verifique se saída está em nível alto. Se estiver, bom sinal. Entretanto, para confirmar o funcionamento do transistor precisamos abrir o circuito na entrada (colocar em nível alto) e verificar se a saída vai a zero. Se a saída for a zero, o transistor está funcionando como uma chave digital.
Para testar o transistor, primeiro polarize a junção base-coletor, colocando o terminal positivo do multímetro na base e o negativo no coletor. Para um transistor bom, o visor deve mostrar a tensão de condução da junção, entre 0,4 e 1,2V, conforme já informado.
Em um sensor tipo NPN, (b) e (d) na Figura 1, a carga é conectada ao sensor e ao polo positivo da alimentaçñao. Isto porque como vimos, neste caso, o sensor sempre receberá energia da carga (Sinking). Por padrão, uma corrente elétrica sempre flui do polo positivo para o polo negativo.
Componentes eletrônicos de estado sólido, como transistores, são usados para alternar a saída do sensor após a detecção de um objeto. Dois tipos específicos de sensores de 3 fios estão disponíveis; PNP e NPN. A diferença é resultado do projeto do circuito interno e do tipo de transistor usado.
A maioria dos sensores, por norma, são alimentados por fios nas cores [marrom (+)] e [azul (-)], e obtemos o sinal de saída no fio [preto]. Assim, se o sinal de saída do sensor for NPN, você deve ligar a carga entre os fios marrom e preto (obedecendo a polaridade da carga).