As chuvas podem ser medidas de várias formas. A mais simples é usando um pluviômetro convencional. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado. Quando a gente diz que teve uma chuva de 200 milímetros, em 24h, significa que 200 litros d'água caíram num metro quadrado.
O pluviômetro deve ser instalado a no mínimo, 3 m de distância dos obstáculos ou a uma angulação de 30° a 45° com a horizontal, do topo do pluviômetro até o topo do obstáculo e a uma altura mínima de 1,5 m do solo até a área de coleta (BLAINSKI et al., 2012).
Utilização: Coloque o pluviômetro em um lugar plano e aberto, sem que haja nada acima dele ou dos lados que impeça a chuva de atingi-lo. Após a chuva, recolha o objeto e observe quantos milímetros o nível da água subiu na régua. Essa será a medida da chuva para o período em que a medição foi realizada.
Como instalar:
O pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos como chuva ou granizo (e também neve para os países onde ocorre). ... Já, o pluviógrafo é o instrumento com as mesmas características, mas com capacidade de registrar o tempo.
O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.
Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
O total pluviométrico é uma medida em milímetros, resultado do somatório da quantidade da precipitação de água, neve ou granizo num determinado local durante um dado período de tempo. Para se medir, utiliza-se um instrumento chamado pluviômetro.
Como se calcula o índice pluviométrico de determinada região? Para calcular esse índice, é necessário ter estações meteorológicas espalhadas com um aparelho chamado pluviômetro. Com o resultado das medições desse equipamento, podemos chegar à média de precipitação observada na região analisada.
Todos os dados que o CPTEC possui podem ser consultados nos seguintes endereços: Clima: http://clima1.cptec.inpe.br/~rclima1/monitoramento_brasil.shtml. PCDs: http://satelite.cptec.inpe.br/PCD/ Banco de Dados: http://bancodedados.cptec.inpe.br/
Os dados climáticos que temos podem ser consultados nos seguintes endereços: Clima: http://clima1.cptec.inpe.br/~rclima1/monitoramento_brasil.shtml. Banco de Dados: http://clima1.cptec.inpe.br/~rclima1/monitoramento_brasil.shtml.
Chuva moderada: quando a intensidade é igual ou superior a 2,5 mm/h mas inferior a 10 mm/h; Chuva forte: quando a intensidade é igual ou superior a 10 mm/h mas inferior a 50 mm/h; Chuva violenta: quando a intensidade é superior a 50 mm/h (geralmente sob a forma de aguaceiros).
Resposta: 10mm de chuva é pouco. 10mm de chuva equivale a 10 litros de água por metro quadrado. Este volume, em se tratando de chuva, é pouco. Podemos dizer que equivale a uma chuvinha de 10 minutos ou uma garoa de 30 minutos.
40mm de chuva equivale a 40 litros de água por metro quadrado. Este volume, em se tratando de chuva, é muito. 1mm diz respeito ao volume de água com uma altura de 1mm em um quadrado de 1m de lado, ou seja, 1 litro de água de chuva. Corresponde a um indicador do volume de água que cai em um intervalo de tempo.
Por exemplo, se o meteorologista tiver apenas 50% de certeza que a precipitação irá ocorrer, e espera que, se ela ocorrer, ela irá produzir chuva mensurável ao longo de cerca de 80% da área considerada, a PdP (chance de chuva) será de 40%. (PdP = 0,5 x 0,8 = 0,4 ou 40%).
A terminologia mais utilizada é “há uma chance de 80% de chuva”, que razoavelmente leva as pessoas a pensar que há uma chance de 80% que vai chover sobre elas. ... Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), a PdP na verdade descreve a chance de chuva em qualquer ponto ao longo de uma área.
A probabilidade varia em uma escala de 0% a 100%, onde 0% significa nenhuma chance de chover e 100% significa certeza de chuva.
Resultante da ação e da iniciativa do céu e das divindades que o habitam, a chuva é um símbolo universal de fecundidade e fertilidade. Filha das nuvens e das tempestades, a chuva está relacionada com elementos do fogo e da água. ...