O exame de Ultrassonografia de Abdome Superior (Fígado, Vias Biliares, Vesícula, Pâncreas e baço) é realizado deslizando-se o transdutor do ultrassom no abdome. O transdutor emite ondas sonoras que formam imagens projetadas em uma tela de computador.
O exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior (Fígado, Pâncreas, Baço, Rins, Suprarrenais, Retroperitônio) detecta diversas patologias que afetam a porção superior do abdome, como tumores, nódulos, cistos e cânceres, como o câncer de fígado e o câncer de pâncreas.
O preço médio é de aproximadamente 300€, para a execução da RM, quando o exame é feito a título particular.
A ressonância de abdome total é indicada para estudar órgãos como fígado, vesícula biliar, baço, rins, ureteres, glândulas supra-renais, pâncreas, estômago, intestinos delgado e grosso, parede abdominal, bexiga, próstata, vesículas seminais, útero e ovários.
O exame de Ressonância Magnética do Abdome Total é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A duração do exame de ressonância varia conforme a necessidade ou não de administração de contraste. Nos casos em que não é necessário administrar contraste, a duração é de aproximadamente 45 minutos.
Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.