Os merovíngios foram uma dinastia franca que governou os francos numa região correspondente à antiga Gália, onde estão localizadas atualmente a França, a Bélgica, uma parte da Alemanha e da Suíça. ... No último século de domínio merovíngio, a dinastia foi progressivamente empurrada para uma função meramente cerimonial.
Império Carolíngio é como conhecemos o período do Reino dos Francos em que a Dinastia Carolíngia existiu. Essa dinastia ascendeu ao trono franco a partir de 751, quando Pepino, o Breve foi coroado rei, e estendeu-se até o final do século X, quando os carolíngios perderam o trono para uma nova dinastia.
Com a morte de Carlos Magno, em 813, o poder passou para seu filho Luís, o Piedoso, que governou até 840. ... A morte de Luís significou o fim da unidade imperial. Seus três filhos repartiram o Império no Tratado de Verdun (843).
A principal característica política administrativa do Império Carolíngio foi a distribuições de terras entre os oficiais e soldados mais leais à realeza, mediante um juramento de fidelidade ao Imperador.
Para facilitar a administração do vasto território, Carlos Magno criou um sistema bem eficiente. As regiões foram divididas em condados (administradas pelos condes). ... Entre os principais funcionários da corte, podemos destacar: camareiro, camerlengo, senescal, copeiro, marechal e conde palatino.
Carlos Magno decide utilizar o sistema tradicional e divide o seu Império em reinos: o da Aquitânia e o de Itália, cuja administração confia aos seus filhos, e o da Baviera, que é entregue ao seu cunhado.
Carlos Magno dividiu seu império em províncias e entregou sua administração aos duques, marqueses e condes. Os duques eram mais próximos ao rei e recebiam as maiores porções de terras, os ducados. Os marqueses administravam as macas, que eram os territórios situados nas fronteiras ou em áreas de conflito.
Oficialmente inicia-se no ano 751, século VIII, com a promulgação, em ofício da Igreja Católica pelo Papa Zacarias, a Pepino, o Breve, como rei dos francos - de 751 a 768 (na história esta vem a ser a primeira investidura como soberano por determinação de um pontífice).
25 de dezembro de 800
O Tratado de Verdun foi um acordo celebrado entre os descendentes de Carlos Magno no ano de 843, na cidade de Verdun, localizada no nordeste da França, na região de Lorena. Esse documento pôs fim à “Guerra Civil Carolíngia”, dividindo o vasto Império Carolíngio entre seus três netos.
Verificado por especialistas. O Império Romano era politicamente centralizado e, no seu século final, convertido ao Cristianismo, sendo o representante de um modelo político, cultural e religioso que o Império Carolíngio buscou reviver.
Carlos Magno era um líder forte e um bom administrador. Ao assumir os territórios, ele permitiria que os nobres francos os governassem. No entanto, ele também permitiria que as culturas e leis locais permanecessem. Ele tinha as leis escritas e registradas.
28 de janeiro de 814 d.C.