Como fazer uma ficha de leitura
Uma ficha de leitura tem que conter, em primeiro lugar, os dados bibliográficos da obra: Autor: Título: Exemplo Editora: Coleção: Lugar e data da edição: SBN: De onde tiro estes dados bibliográficos? Em que parte do livro estão?
A ficha de leitura é um registro sobre os dados da obra, o autor, o resumo do enredo e alguns trechos importantes.
Coloque sempre aspas entre expressões exatas que você copiou do trabalho que leu. Desta forma você evitará o plagio acidental quando citar o artigo futuramente. Programas de gestão bibliográfica gratuitos como o Zotero (www.zotero.org) podem facilitar enormemente a tarefa de preenchimento do modelo.
O conteúdo da ficha de leitura deve, primeiramente, resumir a obra. Em seguida, liste as informações importantes como época, personagens principais, relações com outros textos, informações sobre o autor e reflexões pessoais. Aqui, pode-se incluir, também, citações diretas marcantes.
Algumas estratégias que faço para fazer anotações durante a leitura:
Trata-se de uma agenda com anotações sobre tudo o que foi lido, de bom ou ruim, título das próximas leituras, check list de metas…...Confira as dicas do Clube de Autores para criar um Diário de Leituras:
As Fichas de Leitura servem como um guia de leitura de textos científicos em Ciências Sociais, que não substitui o resumo ou a resenha. Sua função é ajudar a identificar os elementos centrais na organização de qualquer texto acadêmico, de forma a orientar a sua discussão dentro de sala.
Resposta. Resposta: Título, Título original, Série, Autor, Editora, Páginas, Ano, Saiba mais e Comprar.
É o último elemento que compõe o livro e apresenta informações técnicas sobre ele como ano da impressão, nome das pessoas que trabalharam na edição da obra e papel e a tipografia utilizados. Todas as partes internas de um livro juntas compõem o que é chamado de miolo.
Sumário: divisão e enumeração das partes do livro. Prefácio: texto de apresentação ou explicação do próprio autor ou de terceiros. Posfácio: matéria explicativa ou informativa posterior a obra. Apêndice: um texto com a finalidade de complementar a argumentação do autor sem que prejudique ou modifique a obra.
A primeira capa, que é a principal, é também identificada como capa frontal. A segunda e terceira capas são as partes internas da capa. A quarta capa é a última capa, o verso do livro, onde colocamos o texto de apresentação da obra. E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas.
Quarta capa ou Contracapa: A parte de trás do livro, onde geralmente se encontra uma sinopse e o código de barras com o ISBN. Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra e pode ser usado como marca-páginas.
À primeira capa de um livro (coloquialmente chamada apenas de “capa”) opõe-se a quarta capa (ou contracapa). A área interna da primeira capa é denominada segunda capa, enquanto a terceira capa é a área interna da contracapa.
Orelhas. São as dobras da capa e contracapa. Em geral, trazem um resumo do livro (capa) e um resumo do autor da obra (contracapa).
Abaixo, vemos a estrutura básica de uma capa de livro e seus elementos, numerados de 1 a 10:
Repete-se o título e autor como impressos na capa ou na lombada. Informações técnica tais como data de impressão, copyrights, tipografia e nome e endereço do impressor (ou gráfica). ... Em geral, o prefácio indicará alguma relação entre o escritor do prefácio e o texto, ou entre o autor do texto.
O gênero quarta capa cumpre a função de informar o leitor sobre o conteúdo da obra à qual faz referência, apresentando uma avaliação positiva. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida a quarta capa ajuda a promover a obra, no sentido de levar o leitor a adquiri- la e/ou lê-la.
A função principal da quarta capa é dizer ao leitor que o livro é interessante e vale a pena estudá-lo mais minuciosamente, buscar mais informações dentro do próprio livro (como nas orelhas do livro).
1) Primeira orelha: texto sobre o livro em linguagem leve e atraente com no máximo 1300 caracteres sem espaço; 2) Segunda orelha: texto sobre a trajetória acadêmica dos autores ou organizadores e fotos com 300 DPI de resolução em JPG ou TIF (opcional);
Resposta. : As seguintes informações costumam ser colocadas na quarta capa: o código de barras e o número de ISBN, o logo da editora, um “quote” de um personagem ou trecho da história, “quotes” de “críticos” que já leram o livro, sinopse do livro (7).