Epidídimo: Lâmina 100 (HE) Epitélio pseudoestratificado com células basais e cilíndricas ciliadas. Revestido por epitélio pseudoestratificado com células basais e principais com microvilos longos, circundado por tecido conjuntivo frouxo contendo células musculares lisas em arranjo circular.
Quando os gametas masculinos saem da rede testicular, através de 10 a 20 túbulos curtos, conhecidos como ductos deferentes, estes acabam fundindo-se com o epidídimo. ... Esta estrutura pode ser dividida em três partes: cabeça, corpo e cauda.
Dependendo da gravidade da infecção, a epididimite pode causar infertilidade no homem. A inflamação dos epidídimos pode também afetar os testículos. Nesses casos, a doença é chamada epidídimo-orquite.
A orquite é uma infecção que ocorre nos testículos dos mamíferos, provocada por bactérias ou vírus que chegam ao local através do canal deferente, por meio do sangue ou da linfa. Também pode ser provocada por traumas.
O tratamento para orquite inclui repouso e o uso de medicamentos anti-inflamatórios. O médico urologista poderá indicar ainda a aplicação de compressas geladas na região para diminuir a dor e o inchaço que pode demorar até 30 dias para ser solucionado.
A orquite pode ocorrer quando o epidídimo está infeccionado, fazendo parte da orquiepididimite. Quando a infecção envolve somente os testículos, é chamada de orquite. A orquite é causada mais frequentemente por um vírus, geralmente o vírus da caxumba. Raramente é causada por outras infecções.
Os principais sintomas relacionados à inflamação causada pela orquite nos testículos são:
O tratamento da epididimite aguda varia de acordo com sua gravidade. A maioria dos casos pode ser tratada ambulatorialmente com antibióticos orais, antiinflamatórios, aplicação local de gelo e elevação escrotal.
Cuidados
Simplesmente porque o saco, ou escroto, é uma região rica em terminações nervosas. E, para piorar a situação, os testículos não são protegidos por uma grossa camada de derme, como ocorre com outras áreas de grande sensibilidade no corpo, como a ponta dos dedos.
A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Treponema Pallidum, que pode causar sérios danos à saúde se não tratada.