Conforme é possível visualizar abaixo, a glicose é do grupo dos aldeídos, portanto ela é considerada uma aldose; já a frutose é do grupo das cetonas, sendo designada como uma cetose. A glicose e a frutose são compostos isômeros. ... Isomeria do aldeído glicérico.
8 dextrogiros e 8 levogiros, totalizando 16 isômeros.
Os principais carboidratos da nossa alimentação são os monossacarídios e os oligossacarídeos. Os monossacarídeos, ou açúcares simples, são moléculas simples, sendo os mais comuns a glicose (dextrose) e a frutose (levulose).
Quando glicose (açúcar do milho) e frutose (açúcar das frutas) são dissolvidos em água, se estabelece o equilíbrio químico: Glicose Frutose.
O consumo excessivo de frutose produz diretamente fígado gorduroso, que por sua vez cria diretamente resistência à insulina. A frutose é cinco a dez vezes mais provável do que a glicose para causar fígado gorduroso. Isso desencadeia um ciclo vicioso.
“Apesar de realmente impactar nas taxas de açúcar no sangue, a frutose não fará mal nenhum se for consumida dentro de uma quantidade esperada de carboidratos na refeição”, explica. Na realidade, por causa de sua qualidade nutricional, a fruta não só pode como deve fazer parte do menu de quem tem diabetes.
"Estudos recentes mostraram um equilíbrio do índice glicêmico, quando as frutas são consumidas com outras fontes alimentares, e, por isso, a frutose foi recomendada como adoçante aos diabéticos. Entretanto, não existe consenso em relação ao uso desse açúcar entre os especialistas na doença.
A princípio não existe contra indicação ao consumo de própolis por diabéticos! O que devemos ter atenção é se o xarope contém açúcar pois assim ele pode alterar os níveis de glicose. Caso isso ocorra um profissional endocrinologista deve manejar a terapêutica afim de evitar o descontrole da glicose no sangue!
Própolis Verde – Usada para regular o sistema imunológico, pode prevenir o câncer e melhorar bactérias, micróbios e fungos. Própolis Vermelha – É a mais rara no mercado. Tem ação anti-inflamatória, repara os estragos causados por micróbios e tem dado resultado no combate a células cancerígenas.
A própolis para uso oral deve ser consumida na quantidade diária de 15 gotas para adultos e 50% desta dose para crianças. Para crianças: 3 a 5 gotas uma vez ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás. Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia.
Como usar o própolis Essa solução pode ser usada várias vezes por dia, conforme a necessidade. No caso de tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite e amigdalite, coloque três a quatro gotas do extrato de própolis em algum chá. Tome várias vezes por dia, sempre que necessário.
Os efeitos do própolis no corpo