Confira abaixo caminhos que devemos seguir para tornar o mundo em que vivemos um lugar mais inclusivo e igualitário:
Dessa forma, a inclusão social é importante pois combate a segregação social e viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.
A idéia de cidadania implica várias abordagens que, aliás, se transmudaram ao longo da história humana. De qualquer modo, a semente foi lançada e a construção dessa idéia vem acompanhando a evolução da civilização. ...
Segundo, porque a inclusão social e cidadania estão intrinsecamente relacionadas com a proteção social, rendimento e emprego, com direitos, democracia e participação, com acesso ao conhecimento, informação e cultura, entre outros, e estes temas são, muitas vezes, o foco principal das agendas consultadas.
Os direitos humanos visam garantir a dignidade e a integridade da pessoa, especialmente frente ao Estado e suas estruturas de poder, e a cidadania assegura o equilíbrio entre os direitos e deveres do indivíduo em relação à sociedade e da sociedade em relação ao indivíduo.
Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. ... Igualdade é a ausência de diferença.
O CONCEITO DE CIDADANIA DE HANNAH ARENDT: “O DIREITO A TER DIREITOS” Analisando a situação jurídica dos apátridas e das minorias no período entre a primeira e a segunda guerras mundiais, que precedeu o holocausto nazista, Hannah Arendt afirmou que a igualdade política entre as pessoas requer o acesso ao espaço público.
Resposta: De modo simples, como as sociedades não são universais, isto é, cada uma possui um conjunto de particularidades, não é possível que os direitos e deveres sociais (cidadania) sejam fixos.
A cidadania plena é acessada por meio de condições oferecidas pelo Estado e também pela própria sociedade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal do Brasil e uma infinidade de leis e normas listam os direitos e os deveres dos cidadãos.
A escola pode se constituir num espaço de formação de cidadãos conscientes, críticos e dialógicos. Para tanto, a apropriação do conhecimento deve estar acompanhada de relações democráticas, dialógicas e participativas. Palavras-chave: Escola cidadã, cidadania, cotidiano escolar, formação crítica, pedagogia dialógica.
Voltando ao que comentamos acima: na Grécia Antiga, poucos eram os indivíduos que tinham acesso a uma cidadania plena. Na verdade, somente aqueles que eram homens gregos, adultos e proprietários de terras é que detinham o poder de decidir sobre os rumos da cidade.
O conceito de cidadania aparece na Grécia antiga, na experiência social da Polis. Só os cidadãos tinham direito a voto. Somente os homens livres nascidos na polis exerciam esse direito. Mulheres, escravos e estrangeiros eram politicamente marginalizados.
A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. O termo “polis” em grego significa “cidade”. ...
Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.
A principal diferença era o fato da democracia da Grécia Antiga ser restrita somente aos cidadãos gregos, aqueles que, eram homens maiores de idade e que nasceram na Grécia e também tinham pais gregos. Ou seja, mais de 90% da população, incluindo mulheres, homens menores de idades, comerciantes e escravos.