EQST

O Que Psicodrama PDF?

O que é psicodrama PDF?

O psicodrama pode ser definido como um método de intervenção que busca trabalhar os conflitos do indivíduo e do grupo, por meio de técnicas inspiradas no teatro Page 3 80 Revista Brasileira de PSICODRAMA (MORENO, 1974; MARINEAU, 1992; GONÇALVES; WOLFF; ALMEIDA, 1988), Como base para utilização do psicodrama nas ...

Como fazer um psicodrama?

Fases do Psicodrama. O aquecimento tem como objetivo desenvolver as tensões e escolher um tema. Divide-se em aquecimento geral e específico. Mo aquecimento geral toma-se o pulso ao grupo. No aquecimento específico explora-se um tema e escolhe-se o protagonista.

Quando foi criado o psicodrama?

O psicodrama foi criado por Jacob Levy Moreno, psiquiatra romeno que nasceu em 1898, viveu e trabalhou em Viena até 1925 quando emigrou para os Estados Unidos, onde desenvolveu suas teorias e veio a falecer em 1974.

Quais são as fases do psicodrama?

Moreno nomeou e descreveu as três fases sequenciais citadas acima: 1) aquecimento; 2) dramatização e 3) compartilhamento.

Como funciona o psicodrama?

O Psicodrama procura levar a pessoa a entrar em contato com questões que estejam dificultando sua atuação em situações cotidianas, por falta de espontaneidade e criatividade. Cada sessão permite uma experiência existencial, estimulando respostas criativas e espontâneas na vida.

Quais os pontos básicos da teoria do psicodrama?

O psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), empatia (tendência para se sentir o que se ...

Quais são as três matrizes de identidade do psicodrama?

. A proposta contempla uma visão da matriz de identidade segundo as seguintes fases: indiferenciação, simbiose, reconhecimento do Eu ou espelho, reconhecimento do Tu, relações em corredor, pré-inversão de papéis, triangulação, circularização e inversão de papéis (Fonseca, 2008[1980]).

Em que consiste a teoria dos papéis?

A Teoria dos papéis afirma que para mudar o comportamento dos indivíduos, o necessário é mudar os papéis que possuem diariamente.

O que é conflito de papéis?

Conflito de papéis existe quando os empregados visualizam inconsistência ou incompatibilidade nas demandas e expectativas de vários partidos que podem não estarem satisfeitos ao mesmo tempo e a incompatibilidade pode ter um impacto na performance dos papéis.

O que é rolê Creation?

Ao passo que, 0 "role-creating", consiste na cria ao do papel, quando o individuo assume urn papel social e converte-o em psico-dramatico. Em todos eles, procura-se aproxi- mar a interpreta ao do papel aos aspectos da vida diaria do ator, a situa oes, portanto, que Ihe digam respeito.

Quais os elementos que compõem uma cena psicodramática?

Compõem a cena psicodramática: o protagonista, que pode ser um indivíduo, dupla ou grupo; o cenário, elaborado pelo grupo com os materiais disponíveis, mediante as informações do protagonista sobre a cena real a ser transcrita no palco; o diretor, papel assumido sempre pelo psicoterapeuta; o público, que é o grupo ...

Como a espontaneidade pode ajudar no psicodrama?

Por sua vez, a espontaneidade é o componente essencial da criatividade. No Psicodrama, a representação dramática libera o fluxo das expressões individuais espontâneas. ... O objetivo é a elaboração de respostas adequadas a novas situações, que é a própria definição de criatividade.

Como Moreno descreve a espontaneidade como função do tempo presente?

Para Moreno, trata-se de uma presença espontânea, que permite o livre fluxo de palavras, ideias, expressões e gestos. A espontaneidade é um elemento presente no ato da narração de história. Quando eu estou no papel de contador de histórias, costumo usar um colete.

O que é tele em psicodrama?

O Psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: Tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), Empatia (tendência para se sentir o que se ...

O que é conserva cultural para Moreno?

A conserva cultural é memória de um momento criativo, puro resultado de uma clareira no fluxo do tempo. Moreno insiste na ideia de evasão em um "paraíso perdido", das conservas culturais utilizadas como "muletas" para nossos medos, do nosso desejo infantil de ser deus.

Como o terapeuta conduz o psicodrama?

O Psicodrama propõe que o encontro entre psicoterapeuta e cliente seja balizado pela capacidade do psicoterapeuta em se emocionar com o drama do cliente. As duas orientações valorizam o encontro humano no processo de psicoterapia e acreditam que a relação terapêutica sólida transcende uma relação meramente técnica.

O que é o sócio drama?

O Sociodrama é uma metodologia de investigação e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou mesmo no relacionamento de uma pessoa consigo mesma, criada por Jacob Levy Moreno (1889-1974).

O que é a Socionomia?

A socionomia pesquisa o comportamento humano em seus aspectos intra e inter indivíduo. O estudo das leis do desenvolvimento social, e das relações sociais. Amplia a visão da medicina e psicologia da época, tratando a pessoa dentro do grupo, assim como, tratando o próprio grupo.

O que é Sociodinamica?

A socionomia é o estudo do grupo e suas relações. ... A sociodinâmica se interessa pela dinâmica do grupo e utiliza como método o role-playing ou jogo de papéis. Já a sociatria busca tratar as relações grupais e utiliza três métodos: o sociodrama, a psicoterapia de grupo e o Psicodrama.

Qual a diferença entre anomia e heteronomia?

Conceito e diferenças entre autonomia e anomia. Heteronomia vem do latim e do grego, e é o exato oposto de autonomia. Ou seja, quando ele não tem decisão ou opinião próprias.

Qual a diferença entre anomia heteronomia e autonomia?

HETERONOMIA – 2 a 12 anos: é a fase em que a criança segue as regras colocadas pelos outros, com maior facilidade de internalização das orientações e pouco questionamento. ... É a fase de maior obediência.