Comece a falar mais devagar com as pessoas. Crie o hábito de se expressar devagar e com calma conforme se acostuma a ter o aparelho ortodôntico na boca. Quanto mais você treinar, mais facilidade vai ter para pronunciar cada letra. Depois de um ou dois meses a situação já vai estar bem diferente.
Encaixe a contenção nos dentes. O plástico deve se encaixar confortavelmente sobre todos os dentes sem se mover. Verifique se a contenção está presa firmemente em todos os dentes, incluindo os de trás. A contenção pode não ter sido presa corretamente se ela ficar muito solta ou fora do lugar.
Faça uma solução com bicarbonato de sódio Pegue uma tigela pequena, encha com água da torneira, adicione 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio e misture levemente com uma colher. Em seguida, deixe o aparelho submerso na mistura por 30 minutos e, depois, enxágue na água corrente.
Normalmente, após o uso do aparelho ortodôntico fixo é recomendado utilizar o tipo móvel de contenção. Este item possibilita controlar e manter os resultados alcançados.
Após retirar os bráquetes e os fios do aparelho fixo, é necessário fazer um molde no consultório para que o dentista, a partir do modelo de gesso que é a réplica dos dentes, prepare e confeccione o aparelho de contenção.