O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças. A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.
O jogador com as peças de cor clara (Brancas) faz o primeiro lance, então os jogadores movem alternadamente, com o jogador com as peças escuras (Pretas) executando o próximo lance. Diz-se que um jogador 'tem a vez de jogar', quando a jogada do seu oponente tiver sido 'feita'.
Dama
Valor padrão
Comecemos pelas generalidades: em posições fechadas o Cavalo é superior ao Bispo; em posições abertas, pelo contrário (posições com nenhum ou poucos peões no centro) o Bispo é esmagadoramente superior ao Cavalo; em formações assimétricas de peões, por exemplo, dois contra três peões na ala da Dama, e três contra dois ...
A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.
O rei pode se mover para qualquer casa adjacente. Assim, ele pode mover-se uma casa em qualquer direção: horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. Ele não pode se mover para uma casa ocupada por uma peça da mesma cor. O rei captura outra peça da mesma maneira que se move, ocupando a casa da peça adversária.
Gambito do rei aceito é uma abertura de xadrez, variante do gambito do rei, em que as pretas aceitam o sacrifício do peão do bispo do rei. ... As duas principais variantes são o gambito do bispo e o gambito do cavalo. O gambito do cavalo tem por objetivo impedir o xeque da dama em h4.
Em certas regiões do Brasil, “gambito” (ou “cambito”) é sinônimo de pernas finas. A etimologia é simples: vem do italiano gambetta, que é o diminutivo de gamba – em português, “perna”.
A forma correta é gambito1.
O Gambito da Dama é uma abertura de xadrez do grupo das aberturas do peão da dama caracterizada pelos movimentos: d4 d5. c4.
A resposta objetiva e sem rodeios é: não, O Gambito da Rainha não é uma história real e Beth Harmon não existiu de verdade, sendo apenas uma personagem fictícia.
Beth Harmon
O Gambito da Rainha se passa nos EUA dos anos 60 e acompanha Beth em alguns torneios internacionais - como na França e na Rússia. Acontece que, naquela época, as mulheres não podiam participar do Campeonato Mundial de Xadrez.
Bill Camp
The Queen's Gambit (bra: O Gambito da Rainha; prt: Gambito de Dama) é uma minissérie de drama e amadurecimento americana de 2020 baseada no romance homônimo de Walter Tevis, de 1983....
Beth tem 19 ou 20 anos no final do O Gambito da Rainha, já que o torneio na Rússia acontece em 1968, mas a época do ano não está clara.
2ª temporada
2ª temporada