6 sinônimos de acepipe para 2 sentidos da palavra acepipe: 1 iguaria, gulodice. 2 guloseima, petisco, pitança, pitéu.
51 sinônimos de frio para 8 sentidos da palavra frio: Com temperatura baixa: 1 álgido, fresco, gelado, gélido.
O meio-fio é conhecido também como guia e lancil, e se trata de um elemento de concreto que exerce a função de limitador físico do leito carroçável (ruas, avenidas, estradas) e do passeio público (calçadas).
Meio-fio é a borda da calçada, que marca o desnível entre a calçada de pedestres e o pavimento onde passam os carros. É uma construção normalmente formada por uma fileira de blocos de concreto ou de pedras. A legislação de trânsito brasileira também chama de guia da calçada.
Desta forma, os meios-fios têm a função de interceptar este fluxo, conduzindo os deflúvios para os pontos previamente escolhidos para lançamento.
“Meio-fio” é uma expressão composta de uma palavra que veio do Latim MEDIUS, “o que está no meio”, e FILUS, “corda, fibra, fio”. A expressão propriamente dita é portuguesa e se refere ao que está entre a rua e a calçada e tem as proporções de uma corda, ou seja, é longo e estreito.
Se avançar sobre o meio fio é considerado “ficar com a roda em cima da guia”, e a mesma expressão é empregada em relação ao balizamento, também há lugar para a interpretação de que encostar no protótipo, haste ou cone não constituiria falta eliminatória, mas sim, ficar com alguma parte do veículo em cima deles.
> R$11,00/unidade. * Valor a prazo.
Meios Fios de Concreto
Guias de Concreto
Meio Fio Curitiba - Alisson Lajes (41) 3245-5874.
Assim, o peso da guia pode variar de 25 kg a 50 kg, sendo um material de fácil instalação, principalmente, por ser pré-moldado.
Guia Padrão Prefeitura de São Paulo (Guia PMSP) - Medindo cm, são resistentes e duráveis, com medidas padronizadas pela PMSP. São aplicadas em logradouros públicos, tipo ruas, avenidas ou estradas, bem como em locais internos de condomínios ou loteamentos.
O projeto de lei nº 71 de 1999, que regulamenta o rebaixamento de guias para o estacionamento no recuo de prédios, diz que a guia pode ser rebaixada em 100% da área, quando o recuo tiver no mínimo cinco metros.
Percebe-se que o novo texto da legislação determina duas situações em que a pintura amarela (quando é proibido) e branca (quando é regulamentado) DEVE ser aplicada na pista no limite da superfície destinada à circulação de veículos, junto à sarjeta, e não mais no meio-fio, e que DEVE estar acompanhada pelos sinais de ...
Sobre a linha amarela, caros amigos, ela deve vir acompanhada da sinalização vertical (Res. ... Portanto, caros leitores, posso estacionar perfeitamente na “faixa amarela”, desde que não sejam os casos previstos no artigo 181 do Diploma de Trânsito, pois, via de regra, é necessário uma placa proibitiva no local.
Infração grave
Estacionar em local proibido, mesmo que seja só por um minutinho pode resultar em multa e alguns pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ainda que a motorista permaneça dentro do veículo e com o motor ligado.
Marcas delimitadoras de estacionamento A faixa é amarela e vai acompanhar o tipo de estacionamento definido para o transporte, se em uma faixa de trânsito, se uma faixa de estacionamento ou uma reentrância.
Estacionamento regulamentado Pode parar e estacionar sem problema algum desde que haja vagas e condições para o mesmo. Observação: Por padrão um via pública onde não exista indicação visual estabelecendo o contrário, o estacionamento é permitido.
Essa prática só é permitida quando a guia é comprovadamente não utilizada e apenas em ruas em que o estacionamento na via é permitido. 4 – É permitido estacionar ou parar sobre lombada? Sim. Não há nenhuma legislação que proíba o estacionamento ou parada sobre lombadas.