Veja como usar um modelo pré-formatado disponível no Excel:
Descrição do Escopo do Projeto: detalhamento mais aprofundado do trabalho do projeto. Entregas do Projeto: descrição minuciosa dos produtos, capacidades e/ou resultados para realizar um serviço único e verificável e, assim, concluir um processo, uma fase ou um projeto.
Como fazer um Escopo de Projeto em 5 passos
Definições de tarefas e responsabilidades entre cliente e contratado orientam desenvolvimento do projeto e execução de obras. Para começar a elaborar um projeto, arquiteto ou engenheiro precisam conhecer o seu escopo de trabalho. No dicionário, escopo é finalidade, ou propósito final de um projeto.
Escopo do produto: São as características que o produto entregue pelo seu projeto irá conter, como definições, especificações, medidas e etc. É aconselhável criar em conjunto com o escopo do produto, o seu critério de aceitação, que é uma medida mensurável para a validação da entrega do produto ou parte dele.
Saiba mais sobre como fazer a declaração de escopo
Segundo o PMBOK®, no gerenciamento de projetos, escopo é “o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com os recursos e funções especificados”.
Premissas podem ser definidas como hipóteses, algo que se assume como verdadeiro em determinado momento, por não se ter informações suficientes. ... Em outras palavras, as premissas são sentenças consideradas verdadeiras e que não se pode comprová-las, pois dependem de fatores externos.
Em Lógica, uma premissa é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência. ... Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão.
Premissas para um bom planejamento estratégico
Portanto, as Premissas são fundamentais para permitir a execução do projeto. As Restrições estabelecem os limites para executar o projeto e os Riscos nos preparam para lidar com eventos que podem afetar o andamento do projeto.